Questões Concurso TRT 3ª

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Listagem de Questões Concurso TRT 3ª

#Questão 28757 - Arquitetura, Geral, FCC, 2009, TRT 3ª, Analista Judiciário

No projeto de armação da viga de travamento 41 do projeto executivo da estrutura de concreto armado, abaixo,

verifica-se que

#Questão 28764 - Arquitetura, Geral, FCC, 2009, TRT 3ª, Analista Judiciário

Considere dois edifícios não-residenciais, caracterizados pela exigência de flexibilidade e pela importância da colocação dos serviços e circulações em suas plantas.

Neles,

#Questão 28758 - Arquitetura, Geral, FCC, 2009, TRT 3ª, Analista Judiciário

Considere os desenhos e imagens de seis obras de Lina bo Bard i, abaixo,

e a seguinte frase de Lina:

Mas o tempo linear é uma invenção do Ocidente, o tempo não é linear, é um maravilhoso emaranhado onde, a qualquer instante, podem ser escolhidos pontos e inventadas soluções, sem começo nem fim.

Observando-se tais obras constata-se que

I. sua criação é um mosaico capaz de juntar o impensável, não porque parta de projetos, não porque tenha fantasias, mas, ao contrário, porque trabalha com o material disponível.

II. ela exercia a arquitetura pela arquitetura, sem ficar pincelando em seu trabalho referências de outros campos como arte, filosofia, antropologia, literatura e psicanálise.

III. seu trabalho apoia-se na ideia anti-intervencionista, representando a defesa do caráter sagrado dos edifícios considerados monumentos.

IV. Lina foi uma defensora do novo, sem se deixar perturbar pelo pré-existente, sem necessidade de contar com o entorno para recriá-lo ou traduzir em sua obra.

Está correto o que se afirma APENAS em

#Questão 28759 - Arquitetura, Geral, FCC, 2009, TRT 3ª, Analista Judiciário

Considere o conjunto arquitetônico do Museu do Pão, projeto de autoria do escritório Brasil Arquitetura (2008) e o seguinte poema de Augusto de Campos:

Eu defenderei até a morte o novo

por causa do antigo e até a vida o

antigo por causa do novo. O antigo

que foi novo é tão novo como o

mais novo.

 

 

Analisando-se os princípios fundamentais desse projeto, é correto afirmar:

I. A dialética permanente entre tradição e invenção, somada à abertura crítica para assimilar e recriar linguagens e informações produzidas em outros cantos do planeta, é um traço central da cultura brasileira.

II. Tem-se de preservar o que de melhor cria-se e constrói-se em história, sob pena de aprisionar-se num presente desfigurador.

III. Tem-se de apostar no novo, porque ele é ingrediente fundamental de afirmação e de transformação das comunidades e do conjunto da sociedade.

IV. Nessa intervenção arquitetônico/museológica, tudo se tornou objeto expositivo: a estrutura dos edifícios, os fechamentos, o controle da luz, os passadiços, os materiais empregados, até os nichos para exposição.

Está correto o que se afirma em

#Questão 28760 - Arquitetura, Geral, FCC, 2009, TRT 3ª, Analista Judiciário

Considere os croquis do projeto para o Rio de Janeiro, de Le Corbusier (1929), e as fotomontagens realizadas a partir de matriz informática e de fotografias de época, a seguir,

 

e as afirmativas:

I. Os projetos revelam a observação minuciosa de Le Corbusier e um conhecimento notável dos lugares.

II. Le Corbusier queria "autoestrada" praticável e, portanto, realizável, negociando, de um jeito ou de outro, com as curvas de nível, a cidade existente.

III. Nenhuma inovação tecnológica adicional era necessária para a realização dessa "serpente" diante do mar.

IV. Para Le Corbusier, a arquitetura participa de maneira decidida, prática, total e mesmo totalitária do desejo de transformação do mundo.

Está correto o que se afirma em

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