Questões Concurso TJSC/SC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso TJSC/SC

#Questão 517927 - História, História do Brasil, UFPR, 2005, TJSC/SC, Agente de Portaria e Comunicação

Com o fechamento das minas de carvão para abastecer a Companhia Siderúrgica Nacional, um porto teve o seu movimento totalmente paralisado. Com o objetivo de promover a sua revitalização, superando a crise econômica que se estabeleceu na região, foi feito um projeto para que ele se transformasse em uma Zona de Exportação Especial. Estamos falando do porto de:

A respeito da Guerra do Contestado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

I - Anita Garibaldi, que ficou conhecida como a "heroína dos dois mundos", teve papel importante neste conflito.

II - Foi um movimento social que pretendia separar Santa Catarina do Paraná.

III - Durante a Guerra do Contestado, apareceram as figuras dos monges, que não estavam ligados a qualquer igreja ou religião.

IV - Foi a primeira vez que aviões de combate foram utilizados no Brasil.

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

I - Partindo de São Vicente, Francisco Dias Velho fundou, em 1658, a povoação de Nossa Senhora da Graça do Rio de São Francisco, hoje município de São Francisco do Sul.

II - A vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna, hoje município de Laguna, foi fundada em 1684 por Domingos de Brito Peixoto.

III - Os colonizadores de Santa Catarina, com suas tradições, deram início a muitas festas populares, dentre as quais podemos citar: a Fenachopp (Joinville), a Fenaostra (Florianópolis), a Oktoberfest (Blumenau e Itapiranga), a Fenarreco (Brusque) e a Marejada (Itajaí).

IV - O planalto catarinense, primeiro grande passo para a expansão da ocupação do território catarinense, começou a ser povoado a partir da chegada dos europeus, o que ocorreu no século XVII.

No período colonial brasileiro, dois grandes ciclos econômicos importantes para a ocupação do espaço natural e o modelo econômico foram: o ciclo do açúcar e o ciclo do ouro. Estabelecendo-se uma comparação entre esses dois períodos é correto afirmar que:

A abolição da escravatura e a imigração relacionaram-se diretamente, pois o imigrante europeu foi responsável pela instituição do trabalho livre e pelo desenvolvimento de vastas áreas do país, substituindo o trabalho escravo. Assinale a alternativa que indica a que está relacionada a imigração européia mais intensa:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis