Questões de História da UFPR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História da UFPR

Entre os séculos XVII e XVIII, o Brasil colonial esteve marcado por vários conflitos. As diferenças punham em conflito colonizadores, indígenas, portugueses, estrangeiros e escravos. Com base nos conhecimentos sobre os principais movimentos de resistência no período colonial, é correto afirmar:

Sobre o processo de ruptura do sistema colonial, é correto afirmar:

"Quando o português chegou / Debaixo duma bruta chuva / Vestiu o índio / Que pena! / Fosse uma manhã de sol / O índio teria despido / O português". (Oswald de Andrade, Erro de português.)

 Com base no texto e nos conhecimentos sobre o contexto da colonização portuguesa no Brasil, é correto afirmar:

"Durante 200 anos, entre os séculos XVII e XVIII, os bandeirantes – filhos de portugueses com mulheres da terra –, saídos principalmente de São Paulo, se embrenharam no mato em busca de índios, que capturavam para usar em suas fazendas ou para vender como escravos".

 (Extraído de Brasil. São Paulo: Editora Abril, 2ª ed., abr. 2007, p. 10–13.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a expansão de territórios e a fixação de fronteiras no Brasil colonial, considere as afirmativas a seguir:

 1. Os bandeirantes, em busca de índios para o trabalho em São Paulo, iniciaram suas expedições pelo sul do Brasil, inclusive arremetendo contra as Missões, onde viviam os índios guaranis e os jesuítas.

 2. A maior contribuição dos jesuítas no período colonial foi a transformação efetiva da cultura original dos indígenas, tornando-os monogâmicos, trabalhadores disciplinados e fiéis à Igreja Católica.

 3. Os bandeirantes contribuíram para consolidar as fronteiras do Brasil, mas também prenderam e mataram milhares de índios, o que provocou o despovoamento no interior do país e o extermínio de alguns povos indígenas.

 4. Os bandeirantes, depois de caçar e exterminar milhares de índios, passaram a procurar ouro na região que seria logo chamada de Minas Gerais, cujo trabalho baseou-se na utilização da mão-de-obra escrava oriunda da África.

 Assinale a alternativa correta.

texto a seguir é referência para as questões 30 e 31.

No início do século XIX, grupos de capoeiristas usavam as ruas cariocas para exibir suas habilidades e resolver as diferenças. Enquanto a polícia reprimia os lutadores, a elite temia uma revolta dos escravos. [...] Vários episódios confrontaram portugueses e brasileiros. Xingamentos deram lugar a pedras, cacos e garrafas. Capoeiras distribuíam golpes certeiros enquanto os brancos se defendiam como podiam. A sorte de dom Pedro I, contudo, foi selada por esses episódios, conhecidos como "as noites das garrafadas". A elite brasileira e o Exército seguiram pressionando por mudanças no regime".

 (Adaptado de Antônio Neto. In: Aventuras na História. Edição 41, jan. 2007.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o Brasil Império, é correto afirmar:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis