Questões Concurso TCE-TO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso TCE-TO

Paciente masculino aparentando 35 anos é trazido pelo SAMU ao serviço de emergência com tosse produtiva, febre e algo dispneico. Foi encontrado na via pública e apresenta más condições de higiene pessoal. Está torporoso e com abertura ocular espontânea, as pupilas estão isocóricas, não apresenta déficit motor e os reflexos profundos estão preservados. Exame físico (resumo):
- pressão arterial = 125/90mmHg;
- frequência cardíaca = 108bpm;
- temperatura axilar = 38,2°C;
- mucosas hipocoradas e hipo-hidratadas;
- dentes em mau estado geral;
- aparelho respiratório com roncos difusos e crepitações à direita.
A radiografia do tórax mostrou um infiltrado cavitário no segmento superior do lobo inferior, confirmado pela tomografia computadorizada.
Ao se iniciar terapêutica antibiótica empírica para esse paciente, dentre os medicamentos abaixo, a melhor escolha é:

Paciente de 18 anos, masculino, apresenta queixa de episódios frequentes de palpitação. O exame físico mostra frequência cardíaca variando de 160 a 180bpm; pressão arterial = 110/70mmHg; ritmo cardíaco irregular, com bulhas normofonéticas e sem sopros. Eletrocardiograma apresentou traçado compatível com taquicardia supraventricular (TSV). Após reversão com adenosina, foi realizado um Holter 24 horas, durante o qual o paciente não apresentou sintomas. Esse exame evidenciou ritmo de base variável alternando TSV e ritmo sinusal com intervalo P-R curto, onda delta e prolongamento do QRS.
O diagnóstico desse jovem é:

Homem de 75 anos apresenta quadro de dor importante na região interescapular. Sua história médica inclui hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio há alguns anos e tabagismo prévio. Encontra-se ansioso; pressão arterial = 180/110mmHg; frequência cardíaca = 110bpm.
O ECG mostra infarto antigo da parede inferior, mas não apresenta alterações isquêmicas agudas. A radiografia do tórax apresenta alargamento do mediastino e a tomografia computadorizada do tórax mostra dissecção da aorta descendente que não envolve as artérias renais (tipo II de Stanford).
O mais apropriado para a próxima etapa na abordagem terapêutica desse paciente é:

#Questão 1035694 - Medicina, Doenças do Colágeno, FGV, 2022, TCE-TO, Analista Técnico - Medicina

Mulher de 52 anos com acometimento de múltiplas articulações teve o diagnóstico de artrite reumatoide feito pelo seu médico. Como primeira escolha terapêutica foi iniciada monoterapia com metotrexato. Após três meses do tratamento inicial otimizado, ainda há persistência de atividade inflamatória da doença.
O passo terapêutico seguinte para essa paciente deve ser:

#Questão 1035697 - Medicina, Envenenamentos e Acidentes, FGV, 2022, TCE-TO, Analista Técnico - Medicina

Indivíduo masculino de 32 anos assintomático realiza exame de aptidão física para a prática desportiva. O médico realiza um ECG cujo traçado parece sugerir doença de Chagas.
A confirmação do diagnóstico nessa fase de evolução da enfermidade: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis