Questões Concurso TCE-ES

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso TCE-ES

#Questão 916461 - Economia, MICROECONOMIA, FGV, 2023, TCE-ES, Auditor de Controle Externo - Ciências Econômicas

Considere um mercado competitivo para um bem composto por firmas idênticas e com função demanda inversa igual a p(Q) = 80 ? 2Q, onde Q é a quantidade total. O custo privado total de produção agregado para todas as firmas desse mercado é igual a c(Q) = 20Q + 0,5Q². Contudo, o processo produtivo das firmas gera uma poluição agregada com curva de custo total externo igual a cS (Q) = Q².
O valor da alíquota do imposto Pigouviano que deve ser cobrado de cada firma para que se produza a quantidade socialmente eficiente é, em unidades monetárias, de:

Maria, Inês e Ana, estudantes de direito, travaram intenso debate a respeito da denominada imunidade tributária recíproca. Maria entendia que essa imunidade vedava que um ente federativo cobrasse qualquer tributo de outro ente dessa natureza. Inês, por sua vez, defendia que a imunidade recíproca é extensiva às autarquias, observados os balizamentos constitucionais. Por fim, Ana ressaltou que essa imunidade não é extensiva ao patrimônio relacionado com a exploração de atividades econômicas, que não sejam privativas do poder público, regidas pelas normas aplicáveis a empreendimentos privados.
Ao analisar o entendimento das três amigas, Bruna concluiu, corretamente, que: 

#Questão 916469 - Direito Tributário, Tributos Federais, FGV, 2023, TCE-ES, Auditor de Controle Externo - Ciências Contábeis

Na apuração do valor a pagar da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), no âmbito das pessoas jurídicas de direito privado, a base para a aplicação da alíquota no regime cumulativo é o(a):

#Questão 916470 - Direito Tributário, Repartição das Receitas Tributárias, FGV, 2023, TCE-ES, Auditor de Controle Externo - Ciências Contábeis

Previsto no Código Tributário Nacional, o imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, de competência da União, também foi tratado no texto constitucional.
Quando recolhido na fonte (IRRF) por um Estado da Federação, a legislação determina que: 

#Questão 916471 - Direito Tributário, Repartição das Receitas Tributárias, FGV, 2023, TCE-ES, Auditor de Controle Externo - Ciências Contábeis

Em razão de uma grave crise financeira e da necessidade de ser assegurado o equilíbrio fiscal, o secretário de Finanças do Estado Alfa consultou sua assessoria a respeito da possibilidade, ou não, de haver retenção, pela União, das receitas tributárias a serem repassadas ao Estado, bem como que este viesse a reter as receitas de igual natureza a serem repassadas aos Municípios.
A assessoria respondeu, corretamente, que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis