Listagem de Questões Concurso STJ
Um paciente com 65 anos de idade, portador de cardiomiopatia dilatada, foi internado na UTI após apresentar dor torácica do tipo pleurítica à esquerda. Com a realização de exames complementares, comprovou-se a existência de derrame pleural à esquerda, classificado como hemorrágico e exsudativo.
Tromboembolismo pulmonar pode ser descartado, pois, raramente, apresenta-se como exsudato.
O exame de hematócrito simultâneo do líquido pleural e do sangue periférico deve ser realizado, pois, se o hematócrito do líquido pleural for maior que 20% do sangue periférico, o sangramento é local.
Insuficiência cardíaca é a causa mais provável da complicação verificada.
Um paciente com 45 anos de idade, portador de lúpus eritematoso sistêmico, em uso de prednisona há 3 meses, apresenta tosse que elimina secreção amarelada com raias de sangue e declínio do estado geral há 2 semanas. No exame físico, foram identificadas crepitações inspiratórias em terço inferior do hemitórax esquerdo. A radiografia de tórax mostrou leve infiltrado em lobo inferior esquerdo. O hemograma revelou anemia associada a leucocitose com desvio para a esquerda, não sendo observada eosinofilia. Um forte indício diagnóstico foi obtido após realização do exame parasitológico de fezes.
É recomendável a suspensão imediata da prednisona.
O tratamento mais indicado para a infecção pulmonar é o uso de tiabendazol na proporção de 25 mg por quilograma de massa corporal.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}