Questões Concurso SEGER-ES

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Listagem de Questões Concurso SEGER-ES

As organizações são constituídas por pessoas, com sentimentos e motivos racionais diferentes, sujeitos às forças do ambiente que influenciam a motivação, os relacionamentos e a liderança, dentre outras dinâmicas que motivam o comportamento do ser humano e do grupo onde ele se situa. Portanto, a liderança é necessária em todos os tipos de organização humana. O profissional na área de gestão e recursos humanos precisa conhecer a motivação humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar. A liderança está longe de ser o único fator a influenciar o desempenho de grupos de trabalho, mas que, dependendo do tipo de líder, podem resultar equipes motivadas, comprometidas, vencedoras, ou equipes que apenas cumprem suas obrigações, obtendo determinado resultado, mas que não atuam com satisfação. Segundo Kelley (1999, P. 177), a liderança está centrada na capacidade do líder de ser eficaz.
(Disponível em: http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias _publicadas/k216170.pdf. Adaptado.)
Considerando tais informações, bem como as características de um líder eficaz, assinale a que está em DESACORDO.

#Questão 901676 - Arquivologia, , Instituto Consulplan, 2023, SEGER-ES, Analista do Executivo - História

Na sociedade em que vivemos, deparamo-nos diariamente com inúmeros desafios de âmbito teórico e prático relacionado com a informação produzida pelo homem durante as suas atividades dentro de uma determinada organização. Ao longo dos tempos, o homem procurou formas de comunicar com os demais que o rodeavam, através de gestos, sons e outras técnicas que a natureza lhe oferecia. Mas foi precisamente por volta do ano 3000 a.C. que surgiu a escrita, fator importante para o processo informacional até os tempos atuais. Dessa forma, podemos ver que foi um longo processo até chegarmos à fase atual, em que a escrita, como forma de comunicação, ganhou espaço no mundo da arquivística. (Gestão e Organização de Documentos de Arquivos. webartigos.com.)
Contudo, para que os documentos de arquivo cumpram sua função social, administrativa, técnica, jurídica, cultural, dentre outras, é necessário que:

São teorias que estudam a liderança em termos de estilos de comportamento do líder em relação aos seus subordinados. A abordagem dos estilos de liderança se refere àquilo que o líder faz, isto é, o seu comportamento de liderar. (CHIAVENATO 2003, p. 124.)
Sobre o exposto, de acordo com a classificação dada por diversos autores e pesquisadores em relação aos estilos de liderança: autocrática; liberal: e, democrática, analise as afirmativas a seguir.
I. “Na liderança ______________, o líder procura promover a sua autoimagem por meio do autoritarismo nas decisões, sem considerar as opiniões de seus liderados; o que ele espera é que suas decisões sejam seguidas cegamente. As tarefas realizadas pelos liderados, na maioria das vezes, são sobre pressão, mostrando, assim, sinais de tensão, frustração e agressividade.”
II. “Na liderança _______________, o líder procura ter a uniformidade entre o trabalho a ser realizado e a equipe, percebendo a necessidade de cada um, dando abertura para o diálogo do grupo por meio da comunicação, auxiliando na resolução de problemas, fornecendo melhores soluções e sugerindo ideias. As tarefas são exercidas pelos liderados com satisfação, qualidade, comprometimento e responsabilidade, onde todos sentem parte do objetivo alcançado.”
III. “Na liderança ________________, o líder deixa a decisão para a equipe; ele só se manifesta quando solicitado e seu comportamento frente aos liderados é sutil e sem firmeza. As tarefas exercidas não são a contento em relação à qualidade e à quantidade, levando os liderados a demostrarem sinais de individualismo, agressividade, insatisfação. Este é um estilo que, dependendo das circunstâncias aplicadas e do grau de maturidade dos liderados, poderá surtir resultados negativos.”
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

#Questão 901677 - Arquivologia, , Instituto Consulplan, 2023, SEGER-ES, Analista do Executivo - História

Observe a imagem a seguir:
Imagem associada para resolução da questão
(Escola de Polícia – arquivoestado.sp.gov.br.)
A imagem se refere a uma sala de aula da Escola da Polícia Civil do Estado de São Paulo, criada por lei, em 1924, e que só começou a operar, de fato, dez anos depois, com um regulamento, corpo docente e um diretor administrativo. A imagem pertence ao Arquivo Público do Estado de São Paulo. Por ser parte de um arquivo público, essa imagem

#Questão 901678 - Arquivologia, , Instituto Consulplan, 2023, SEGER-ES, Analista do Executivo - História

O que ocorre é que a palavra “documento histórico” era muito empregada desde o século XIX, quando os historiadores utilizavam como fontes de informação e como caminhos de análise, de modo muito mais preponderante, alguns tipos de textos como aqueles produzidos pelas instituições, pelos organismos do Estado e dos poderes constituído; ou, ainda, como as crônicas de época oficiais patrocinadas por estes mesmos poderes, entre outras possibilidades. Essa escolha de fontes era essencialmente orientada por um modelo específico de História Política que perdurou amplamente no primeiro século da historiografia científica. Por causa do amplo predomínio da produção textual no universo que os historiadores tomavam como o seu conjunto de fontes históricas – e também por causa da enfática ideia de prova que estes textos assumiam no trabalho dos historiadores – a designação “documento histórico” surgiu como uma tendência no vocabulário historiográfico, o que inclusive parecia aproximar do trabalho dos juristas o tipo de trabalho que os historiadores desenvolviam. A palavra documento é ela mesma resíduo de um tipo de História que se fazia em um período anterior. (Fonte: _Histricas._Jos_DAssuno_Barros_ANPUH-RJ_2019.pdf.) 
A prática historiográfica foi mudando bastante, o universo de fontes possíveis aos historiadores foi se expandindo e expandiu-se, inclusive, o sentido da palavra “documento”. Nesse contexto, e na atualidade, o uso da expressão “fonte histórica”:

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