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#Questão 1047918 - Pedagogia, Legislação da Educação, Instituto Consulplan, 2022, SEED-PR, Área de Conhecimento: Professor Pedagogo

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, em seu Art. 3º, inciso VIII, dispõe que o ensino será ministrado com base em um princípio de uma gestão democrática. Paro (2005) afirma que em relação à democracia enquanto valor universal e prática de colaboração recíproca entre grupos e pessoas na sua plenitude de sua personalidade não pode haver democracia plena sem pessoas democráticas para exercê-las. Diante das funções que a escola apresenta, cabe a ela buscar formas de inovação. O Conselho de Classe representa um momento privilegiado e abre oportunidades para discutir e avaliar toda a equipe educacional e a situação do aluno naquele espaço enquanto órgão deliberativo. Diante do exposto e, ainda, considerando o Conselho de Classe na função da escola democrática, analise os pressupostos a seguir.
I. É um espaço de reflexão pedagógica composto por diretor e vice-diretor, professores e coordenadores pedagógicos com a função de reorientar a ação pedagógica de acordo com os fatos apresentados com foco exclusivo nas notas e o comportamento dos discentes; não são avaliadas as práticas pedagógicas em sala de aula.
II. O aluno sempre estará presente nesta prática pedagógica, pois é o foco principal nesse momento de avaliações e reflexões; pois é dele e sobre ele que será realizado apontamentos pelo professor referentes ao desempenho escolar, bem como é por meio dos resultados negativos e positivos que se avalia também o trabalho do professor como mediador do conhecimento e, em geral, o trabalho da escola.
III. É uma reunião avaliativa em que as pessoas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem discutem sobre a capacidade cognitiva dos alunos, o desempenho dos docentes, os resultados das estratégias de ensino e demais aspectos referentes a esse processo, a fim de avaliá-lo coletivamente sobre diversos pontos de vista, buscando alternativas para superação dos problemas educacionais presentes na comunidade escolar.
IV. É um órgão colegiado composto pelos professores da classe, por representantes dos alunos e, em alguns casos, dos pais. É a instância que permite acompanhamento mais minucioso da turma e de cada um e análise do desempenho do professor com base nos resultados alcançados. Tem a responsabilidade de formular propostas referentes à ação educativa, facilitar e ampliar as relações mútuas entre os professores, pais e alunos, bem como incentivar projetos de investigação.
Está correto o que se afirma em

Em 2021, a taxa de abandono escolar da rede estadual do Paraná no ensino médio foi de 1,3%. O índice foi o menor entre as redes estaduais do Brasil, ao lado de Goiás e Distrito Federal. No ensino fundamental (anos finais), a rede estadual paranaense teve uma taxa de abandono de 0,6%, atrás apenas das redes estaduais de Goiás (0,5%), Mato Grosso do Sul (0,4%) e Distrito Federal (0,2%). O resultado representa melhoria em relação ao ano de 2020, quando o abandono foi de 3,7% no ensino médio e 1,2% no ensino fundamental. Os índices foram divulgados na segunda etapa do Censo Escolar 2021, realizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Disponível em: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Rede-estadual-doParana-e-uma-das-lideres-nacionais-no-combate-ao-abandonoescolar.)

O Estado do Paraná há algum tempo vem implantando políticas públicas que visam combater o abandono e a evasão; entretanto, é um problema que sempre esteve presente na história da educação escolar brasileira, tornando-se crônico e assumindo proporções inaceitáveis em pleno século XXI. Pesquisadores sobre o tema classificam o fracasso escolar a partir de dois fatores: os fatores externos e os fatores internos à escola. Levando em consideração que os fatores internos causam a evasão escolar, está correto o que se afirma em:

O trabalho com diversidade cultural se dá a cada instante; exige que a escola alimente uma “cultura de paz”, baseada na tolerância, no respeito aos direitos humanos e na noção de cidadania compartilhada por todos. O aprendizado não ocorrerá por discursos; e, sim, em um cotidiano em que uns não sejam “mais diferentes” do que os outros. Reconhecer e valorizar a diversidade cultural é atuar sobre um dos mecanismos de discriminação e exclusão, entraves à plenitude da cidadania para todos e, portanto, para a própria nação.
(PCN, 1998, p. 122.)
Diante do cenário escolar atual, percebe-se a necessidade de repensar as práticas escolares, para melhor atender a tais problemáticas que permeiam os muros das escolas, pensando nas possibilidades de mudanças; dessa forma, são consideradas providências a serem tomadas para valorização da diversidade cultural nas escolas, EXCETO:

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) ou Proposta Pedagógica é um instrumento orientador, que toda instituição de ensino tem a responsabilidade de elaborar e executar, conforme Art. 12, da Lei nº 9.394/1996. Deve estabelecer as intenções e as estratégias para o processo pedagógico a ser desenvolvido na escola. É uma ação pedagógica e política que envolve todos os membros do corpo escolar. É o projeto maior da escola e deve ser construído pensando em todas as dimensões, para que seja um plano global da instituição e aponte caminhos para a construção de sua identidade. Nessa perspectiva, a concepção do PPP deverá apresentar características:
I. Manter velado o compromisso com a formação do cidadão.
II. Preocupar-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que guarde os conflitos e as contradições.
III. Explicitar princípios baseados na autonomia da escola, na solidariedade entre os agentes educativos e no estímulo à participação de todos no projeto comum e coletivo.
IV. Conter opções precisas na direção de superar problemas no decorrer do trabalho educativo voltado para uma realidade específica.
Está correto o que se afirma apenas em

#Questão 1047925 - Pedagogia, Legislação da Educação, Instituto Consulplan, 2022, SEED-PR, Área de Conhecimento: Professor Pedagogo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um dos documentos mais importantes e desafiadores da educação no país, que provocou transformações profundas na educação básica. Compreender seus princípios é crucial para que as práticas sugeridas sejam aplicadas de forma eficiente no contexto pedagógico, dentro e fora da sala de aula. Desde a sua criação, os currículos têm mudado e se adaptado tanto no sistema público quanto no privado. Sobre as competências presentes na BNCC, assinale a afirmativa INCORRETA.

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