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Um debate que se instaurou recentemente no contexto educacional foi o que identificava uma oposição entre competências e conteúdos curriculares. As Diretrizes para a Implementação do Ensino Médio no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo (Indicação CEE nº 9/2000) oferece uma forte contribuição a esse debate, ao esclarecer que:

"O exercício da cidadania exige o acesso de todos à totalidade dos recursos culturais relevantes para intervenção e participação responsável na vida social. Para que a escola atenda a esses objetivos, torna-se necessária uma proposta educacional que expresse a busca da qualidade da formação a ser oferecida a todos os estudantes. A escola, mais do que nunca, é um espaço social privilegiado de construção de conhecimentos, significados éticos necessários e constitutivos das ações de cidadania."

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. A construção da proposta pedagógica da escola. São Paulo: SE/CENP, 2000.

Uma educação que pretenda atender aos princípios expostos no texto acima deve ter uma proposta curricular que privilegie a(os):

Diante da necessidade de capacitação de gestores escolares, vem ganhando progressiva importância a formação continuada e em serviço, visando ao desenvolvimento de competências profissionais que, segundo Machado (2000), constituem- se de:

"Uma escola reflexiva é uma comunidade de aprendizagem e é um local onde se produz conhecimento sobre educação." (Alarcão, 2003, p. 38). De acordo com o pensamento da autora, para que uma escola seja reflexiva, é papel do diretor:

"Manda quem pode, obedece quem tem juízo." Esta é uma frase que se refere às relações de poder. No entanto, mais do que uma frase, esse pensamento invadiu a escola durante muito tempo. Neste contexto, as relações de poder eram bem marcadas, e os processos de aprendizagem eram mais fortemente baseados em procedimentos individuais.

Dos preceitos a seguir, assinale aquele que corrobora essa postura.

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