Questões Concurso Secretaria de Estado de Educação - MG (SEE/MG)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Secretaria de Estado de Educação - MG (SEE/MG)

Pode-se afirmar que o processo de “globalização” ou “mundialização” é uma característica do pro-cesso de desenvolvimento e expansão do modo de produção capitalista. Consiste na integração / articulação do espaço geográfico, em escala global, por meio de processos econômicos, políticos, sociais e culturais, estando intimamente ligada ao desenvolvimento técnico, especialmente nos seto-res de transporte, comunicação e informação. Suas raízes remontam à expansão capitalista ocorrida na expansão colonial, se intensificando com o desenvolvimento industrial e o avanço das práticas imperialistas. Após a II Guerra Mundial, o processo de globalização se intensificou, com a expansão global das grandes corporações (multinacionais), a ampliação do comércio internacional, a formação dos blocos econômicos e, em especial, com a cons-tituição de novos padrões de governança, em escala global, com a criação da ONU, do Banco Mundial, FMI, OMC etc. Nas últimas décadas do Século XX, o desenvolvimento e a expansão de um novo sistema técnico, sustentado nas tecnologias de informação, nos sistemas de comunicação por satéli-tes, na utilização maciça dos recursos da informática, na modernização dos sistemas de transportes e telefonia proporcionaram o aparato técnico e estrutural para a intensificação das relações socioeco-nômicas em âmbito mundial. No entanto, nos últimos anos, alguns cientistas sociais e analistas políticos têm chamado a atenção para um suposto esfacelamento dos ideais e das características da globalização econômica, social e cultural, como reação aos efeitos perversos produzidos pela mesma. Analisando alguns desses indi-cativos, tais cientistas passaram a utilizar o termo “desglobalização”, para caracterizar essa nova ten-dência, marcada por um conjunto de fatos, dentre os quais se destacou a vitória do movimento Brexit no Reino Unido, que decidiu pela retirada do Reino Unido da União Europeia. Além desse fato, os estudiosos indicam vários outros, que apontariam na mesma direção.

Dentre os aspectos apresentados abaixo, NÃO possui relação com a suposta tendência indicada no texto:

Observe a imagem a seguir.

A foto do menino resgatado com vida sob escombros após um bombardeio em Aleppo, em 2016, viralizou nas redes sociais e jornais de todo o mundo. Arrastando-se desde 2011, o conflito na síria possui características sectárias e parece estar longe de uma resolução. Nas aulas de Geografia, a temática “Espaço e Poder”, principalmente, na perspectiva do Oriente Médio, torna a Guerra Civil na Síria um tema imprescindível, já que esta já é considerada um dos maiores desastres humanitários dos últimos anos. A partir deste conflito, diversos são os temas que o professor de Geografia pode desenvolver em suas aulas.

 A seguir, são apresentados alguns temas e suas respectivas relações. A única alternativa que apresenta uma incongruência é:

O conceito de Desenvolvimento Sustentável, apresentado pela primeira vez em 1987 no documento conhecido como Relatório Brundland, propõe a busca de modelo de consumo que atenda às neces-sidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades. Segundo o Relatório, uma série de medidas devem ser tomadas pelos países para promover o desenvolvimento sustentável, como, por exemplo:

O gráfico abaixo representa o aumento da vazão fluvial em uma bacia hidrográfica durante um evento chuvoso em dois ambientes distintos: em uma área urbana e em uma área de floresta natural.

 Através da análise do gráfico e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar:

Nas décadas que se seguiram ao Pós-Segunda Guerra Mundial, várias organizações multilate-rais passaram a utilizar diferentes critérios de classificação dos países, buscando avaliar seu grau de desenvolvimento econômico e social. Para tanto, foram utilizados indicadores como o PIB – Produto Interno Bruto, o PIB per capita (Renda Per capita) e outros. Diante das críticas frequentes e da limitação que tais indicadores apresentavam, no início da década de 1990, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), divulgou um novo indicador, que atualmente serve de referência para estudos que avaliam as condições de vida das populações do mundo: o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. O IDH é um indicador composto, calculado e divulgado anualmente. A partir de 2010, esse indicador vem sendo construído pela conjugação de três índices, utilizando diferentes indicadores que são:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis