Questões Concurso Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF)

A psicologia escolar define‐se como um campo de produção de conhecimentos, pesquisa e intervenção e, entre outras atribuições, assume um compromisso teórico e prático com as questões relativas à escola, a seus processos, à sua dinâmica, a seus resultados e a seus atores. Nessa perspectiva, julgue os itens a seguir. Caso ocorram comportamentos inconvenientes em sala de aula, o psicólogo poderá, usando sua autoridade, treinar o aluno para emitir comportamentos com padrões aceitos socialmente.

A psicologia escolar define‐se como um campo de produção de conhecimentos, pesquisa e intervenção e, entre outras atribuições, assume um compromisso teórico e prático com as questões relativas à escola, a seus processos, à sua dinâmica, a seus resultados e a seus atores. Nessa perspectiva, julgue os itens a seguir. Em suas ações preventivas no âmbito da escola, o psicólogo escolar deverá estar atento ao sofrimento vivenciado pelos professores, que são os grandes motores dos processos educacionais e, diariamente, estão sujeitos à exaustão emocional e a sentimentos de desgaste e de incerteza, entre outros, distanciando‐se da tarefa de educar as crianças e os jovens sob sua responsabilidade.

A psicologia escolar define‐se como um campo de produção de conhecimentos, pesquisa e intervenção e, entre outras atribuições, assume um compromisso teórico e prático com as questões relativas à escola, a seus processos, à sua dinâmica, a seus resultados e a seus atores. Nessa perspectiva, julgue os itens a seguir. O psicólogo escolar deve realizar pesquisas que contribuam para o esclarecimento de causas da evasão e da repetência no âmbito da escola em que atua e, com esses dados, propor procedimentos educacionais e intervenções psicopedagógicas a fim de sanar o problema.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem a respeito da população que demanda necessidades especiais na aprendizagem.

A educação inclusiva relaciona‐se com a noção de uma escola que insira o aluno com qualquer tipo de deficiência na sala de aula comum, praticando o mesmo tipo de ensino, tratando‐o de modo igual aos outros e seguindo o mesmo currículo praticado na turma, de modo que lhe dê a oportunidade de se sentir integrado e de conviver no mesmo espaço educativo.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem a respeito da população que demanda necessidades especiais na aprendizagem.

No caso de deficiência mental, não há necessidade de adaptação de um currículo especial, pois a ideia da educação inclusiva é justamente a de promover os potenciais do aluno que apresenta o problema e integrá‐lo à turma.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis