Questões Concurso Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL)

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No que diz respeito às construções linguísticas do texto 11A3CCC, julgue os itens subsequentes.

Na linha 42, a expressão “mais ainda” enfatiza o conteúdo da forma verbal que a antecede: “acredita”.

No que diz respeito às construções linguísticas do texto 11A3CCC, julgue os itens subsequentes.

Sem prejuízo para a correção gramatical e para o sentido do texto, o trecho “Mesmo atualmente, quando os estudos linguísticos se acostumaram a observar, descrever e explicar os recursos da língua e seus usos nas variedades orais e escritas não literárias” (l. 31 a 34) poderia ser reescrito da seguinte forma: Ainda nos dias de hoje em que a linguística acostumou a fazer a observação, a descrição e a explicação dos recursos da língua usados em variedades orais e escritas não literárias.

No que diz respeito às construções linguísticas do texto 11A3CCC, julgue os itens subsequentes.

Na linha 19, a contração “pelas” poderia ser substituída por com as, mantendo-se a correção gramatical e o sentido do texto.

No que diz respeito às construções linguísticas do texto 11A3CCC, julgue os itens subsequentes.

Dada a marca de gênero masculino no pronome “todos” (l.3), é correto interpretá-lo tanto em referência a “poemas” (l.2) somente, quanto em referência a “histórias” (l.2) e “poemas” (l.2), sendo ambas as leituras coerentes com os sentidos do texto.

Com relação às ideias e à textualidade do texto 11A3CCC, julgue os seguintes itens.

Infere-se do texto que seu autor preferiria ter sido professor de Literatura Brasileira a professor de Língua Portuguesa.

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