Questões Concurso Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) (2ª edição)

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Leia atentamente o seguinte trecho: “É fato social toda maneira de fazer, fixada ou não, susceptível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, ou ainda, toda maneira de fazer que é geral na extensão numa sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência própria independente de suas manifestações individuais.” DURKHEIM, Émile. As regras de método sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Sobre o conceito de fato social desenvolvido por Émile Durkheim, é correto afirmar que

“Na teoria da estruturação, um ponto de partida hermenêutico é aceito na medida em que se reconhece que a descrição de atividades humanas requer familiaridade com as formas de vida expressas naquelas atividades”.

GIDDENS, Anthony. A constituição da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

Considerando a noção de dualidade da estrutura de Anthony Giddens, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas.

I. As regras e os recursos esboçados na produção e na reprodução da ação social são, ao mesmo tempo, os meios de reprodução do sistema.

PORQUE

II. As propriedades estruturais de sistemas sociais são, ao mesmo tempo, meio e fim das práticas que elas recursivamente organizam.

A respeito dessas asserções, é correto afirmar que

Relacione, corretamente, os itens apresentados a seguir aos conceitos desenvolvidos por Max Weber em sua obra Economia e sociedade, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

 A sequência correta, de cima para baixo, é:

“O estudo da estrutura de classes preenche um espaço importante na análise de estratificação social desde a Sociologia clássica, com Marx e Weber. A forma como os indivíduos são alocados na estrutura de classes e as chances de vida associadas às posições sociais é tema central na literatura sociológica. Na esteira das teorias marxista e weberiana, diversas diretrizes teórico-conceituais foram traçadas para análise de classes”.

SCALON, Celi; SANTOS, José A. F. Desigualdades, classes e estratificação social. Sociologia. São Paulo: ANPOCS, 2011.

Com base nas reflexões feitas por Marx e Weber sobre as classes sociais, avalie as afirmações a seguir.

I. Na perspectiva marxiana, as relações entre classes estão relacionadas às relações sociais de produção e ao domínio das forças produtivas.

II. Marx e Weber partem de um pressuposto comum fundamentado na ideia de que as pessoas estabelecem relações para executar funções no interior de uma sociedade.

III. O ponto de vista weberiano enfoca a complexidade do mercado de trabalho capitalista, observando situações, posições e mobilidades dos agentes no seu interior.

 É correto o que se afirma em

Na leitura, leva-se em conta que

I. o texto possui, além da parte visível constituída por sua materialidade linguística (o explícito), uma parte invisível (o implícito).

II. o ato de ler é uma atividade que requer a mobilização de conhecimentos: linguístico, enciclopédico, comunicacional, de textos, entre outros.

III. o texto é resultado da “soma” de palavras, frases ou de outros textos, organizado de determinado modo, dentre tantos outros possíveis.

É correto o que consta em

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