Questões Concurso Secretaria da Administração Penitenciária - SP (SAP/SP)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Secretaria da Administração Penitenciária - SP (SAP/SP)

Karl Marx em muito contribuiu para a compreensão de classe social a partir da relação e reprodução social, em que as condições materiais da sociedade condicionam as relações sociais, isto é, a situação de classe condiciona a relação do indivíduo com e na sociedade. Baseando-se em movimentos sociais é correto afirmar que o autor Karl Marx discorre sobre:

Segundo Iamamoto, a crise do comércio internacional de 1929 e o movimento de 1930 aparecem como movimentos centrais de um processo que leva a uma reorganização das esferas estatal e econômica, apressando o deslocamento do centro motor da acumulação capitalista das atividades de agroexportação para outra de realização interna. Analise as afirmativas:

I- As empresas funcionavam em prédios de alto luxo, com todo requinte de higiene necessário e com total segurança para a população operária.

II- A população operária amontoava-se em bairros insalubres junto às aglomerações industriais, com falta absoluta de água, luz e esgoto.

III- A pressão salarial forçava a entrada no mercado de trabalho de mulheres e crianças; a jornada de trabalho era, no início do século, de quatorze horas, pois os salários da população operária eram satisfatórios e, assim, a população colocava as mulheres e crianças para trabalhar.

É correto afirmar que:

O Projeto Ético-Político do Serviço Social traz implícitas a instrumentalidade da profissão e as mediações necessárias para a construção da totalidade, não como simples soma de partes, mas no complexo movimento da realidade. As mediações no Serviço Social se constituem a partir da tríade: singularidade, particularidade e universalidade. De acordo com o exposto, analise as afirmativas que seguem:

I- A categoria mediação aporta uma enorme contribuição ao desvendamento dos fenômenos reais e à intervenção do assistente social.

II- Nessa tríade, é possível observar o movimento que parte do abstrato, ou visão parcial da realidade para o concreto pensado, ou possibilidades de aproximação do real, processo que nos evidencia o método dialético de compreensão da realidade.

III- A particularidade pode ser compreendida a partir de fatos isolados, individuais, familiares, grupais e/ou comunitários.

IV- A singularidade possui em si uma característica ampliada, pois se refere à síntese de determinações sociais.

V- A tríade não pode ser fragmentada ao ponto de não perceber a correlação existente entre os três elementos que a compõem, a não ser quando, no mundo da imediaticidade, as demandas que se apresentam à ação profissional são aparências que precisam ser dissolvidas para que surjam as mediações ontológicas. (Fonte: COSTA, Doriva; LAVORATTI, Cleide. Instrumentos técnico-operativos no Serviço Social: um debate necessário. 2016. p.19).

É correto afirmar que:

A questão dos movimentos sociais e participação popular remete sempre à problemática das classes sociais oriundas da sociedade capitalista. No que se refere à questão dos movimentos sociais e participação popular, analise as afirmativas:

I- No Brasil, a independência e a organização do Estado brasileiro, após séculos de colônia império, processam-se de acordo com as aspirações e interesses da aristocracia rural; o processo de emancipação política do Brasil não alterou as estruturas de poder no país.

II- Os avanços observados em alguns momentos da história do Brasil, nas órbitas econômicas, sociais e políticas, sempre estiveram vinculados aos interesses do capitalismo internacional, o que significa que, na divisão internacional do trabalho, o papel do Brasil foi sempre de subalternidade em relação aos países desenvolvidos, submetendo o povo a uma situação opressiva.

III- As mudanças sociais oriundas da globalização da economia, a partir da década de 90, anulam importantes conquistas das classes subalternas brasileiras em sua secular luta pela conquista de direitos.

É correto afirmar que:

Leia o texto a seguir e assinale a alternativa verdadeira. No século XVIII, completa-se a transição de sistema feudal a capitalismo, as mudanças provocadas no processo de produção e a emergência do trabalho assalariado impactam diretamente as relações sociais, reorganizando a sociedade em moldes capitalistas de produção e reprodução.

I - Não houve nenhum tipo de divisão entre os moldes capitalistas.

II - Os moldes capitalistas não potencializaram o processo de dominação econômica, política, social, ideológica e cultural e a manutenção do mando e do poder.

III - Dividiram-se em duas classes sociais, dos que detêm e dos que não detêm os meios de produção. (Fonte: movimentos sociais e participação popular: luta pela conquista dos direitos sociais - Camila Maximiano Miranda - Neuza Aparecida Novais Castilho - Vanessa Cristina Carvalho Cardoso, disponível em http://catolicaonline.com.br/revistadacatolica2/artigosv1n1/15_Movimentos_sociais.pdf. Acessado em 07/03/2018).

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis