Questões Concurso Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ

Um adolescente de 13 anos de idade, peso= 56 Kg, vítima de acidente automobilístico, foi trazido à emergência apresentando traumatismo craniencefálico, trauma torácico e fraturas em membros inferiores. O paciente encontrava-se comatoso, com palidez cutaneomucosa significativa, pulsos finos e extremidades frias. Garantidos os acessos venoso e de via aérea, o paciente recebeu 60 mL/Kg de soro fisiológico e 2000 mL de concentrado de hemácias; no entanto, o débito do dreno de tórax colocado para drenagem de hemotórax mantinha-se muito elevado nas últimas 3 horas, sendo indicada a cirurgia de urgência. Os exames, nesse momento, revelaram: fibrinogênio = 0,9 g/L e Hgb= 6,0 g/dL. A conduta adequada para esse paciente é:

Apesar dos avanços no tratamento, a meningite continua sendo causa importante de mortalidade pediátrica, principalmente quando ocorre demora no diagnóstico ou no ínicio do tratamento. A meningite que frequentemente cursa com paralisia de pares cranianos e hidrocefalia é:

O pediatra é chamado para atender uma criança internada com diagnóstico de meningite. Foi constatada que a criança encontrava-se em parada cardiorrespiratória. Após iniciar o CAB da reanimação, foi colocado o monitor cardíaco que revelou um ritmo de fibrilação ventricular. O algoritmo correto a ser utilizado na reanimação dessa criança é:

Diversos mecanismos fisiopatológicos podem estar envolvidos no desenvolvimento da insuficiência renal aguda em pacientes graves, como hipóxia, hipoperfusão e o uso de drogas nefrotóxicas. A avaliação da função renal e o desenvolvimento de sistemas de avaliação das lesões renais visam à detecção precoce dessas alterações. Segundo o sistema AKIN (Acute Kidney Injury Network) a classe 1 (AKIN1) de alteração da função renal é a que apresenta aumento da creatinina sérica maior ou igual a:

Um menino de 2 anos de idade com história de infecções bacterianas recorrentes, atualmente em investigação para imunodeficiência, foi internado com quadro de sepse e anemia. Durante o curso da internação, foi necessário realizar hemotransfusão. No terceiro dia após a hemotransfusão, o paciente iniciou febre de 38-38,5º C e anorexia. Evoluiu com náusea, vômitos, diarreia aquosa, erupção cutânea eritematosa maculopapular em face e tronco associada à disfunção hepática e pancitopenia. O provável diagnóstico da complicação relacionada à transfusão é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis