Questões Concurso Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ

Um homem de 65 anos de idade, destro, artista, procurou um neurologista por ter dificuldade em pintar seus quadros, devido à instabilidade da sua mão direita. Também, se queixa de uma dificuldade cada vez maior em se levantar das cadeiras e de certa rigidez dos braços e das pernas. A sua mulher refere que ele tem andado esquecido e o próprio admite não ter a capacidade de memória de outros tempos. São considerados sinais diagnósticos da doença de Parkinson, EXCETO:

Paciente do sexo feminino, 71 anos de idade, foi internada com quadro de náusea, vertigem de forte intensidade e surdez súbita. Foi medicada e tratada sem melhora dos sintomas. Apresentou, também, diplopia que melhorou com tratamento. À época da internação, realizou tomografia computadorizada de crânio que revelou sinais involutivos encefálicos e calcificação cerebelar. Faz parte dos critérios diagnósticos, para a demência com corpos de Lewy, EXCETO:

Uma paciente, de 52 anos de idade, portadora de esclerose múltipla, foi medicada com natalizumab devido a um agravamento da marcha, após estar em tratamento regular, há cerca de 5 anos, com as medicações convencionais. Apresentou resposta satisfatória, após terapia inicial, tendo resultado em melhora substancial de seu estado clínico (voltou a deambular). A complicação mais temida do uso crônico desta medicação é:

Homem de 39 anos de idade, vítima de acidente automobilístico, dá entrada em pronto-socorro com quadro de politraumatismo. Devido à suspeita de morte encefálica, os médicos plantonistas do serviço de clínica médica e da neurologia foram acionados para realizar o diagnóstico, apesar de ainda apresentar batimentos cardíacos. De acordo com o protocolo de determinação da morte encefálica, é INCORRETO afirmar:

Paciente diabética apresentou queda da própria altura, não conseguindo se levantar, sem auxílio. À admissão, encontrava- se paraplégica com reflexos ausentes, evoluindo, 24 horas após, com tetraplegia flácida e insuficiência respiratória, necessitando de assistência ventilatória, em unidade de terapia intensiva. Após três meses, obteve alta hospitalar com melhora do quadro. Deambulava sem auxílio e não apresentava déficits motores. Cerca de 2 anos após, apresentou episódio semelhante, sendo realizada ressonância magnética de crânio, que foi normal, exceto pela presença de lesão em nervo óptico. Dentre as afirmações abaixo, qual delas pode ser considerada como critério absoluto no diagnóstico de neuromielite óptica:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis