Questões Concurso Prefeitura de Ubaí - MG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Ubaí - MG

Os conteúdos de ensino são o conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente, tendo em vista a assimilação ativa e a aplicação pelos alunos na sua prática de vida. Dessa forma, quando se refere a conteúdos, está-se englobando conceitos, ideias, fatos, processos, princípios, leis científicas, regras, habilidades cognitivas, modos de atividade, métodos de compreensão e aplicação, hábitos de estudos, de trabalho, de lazer e de convivência social, valores, convicções e atitudes. Assim, a dimensão procedimental de conteúdo pode ser exemplificada no 

A avaliação constitui uma tarefa didática necessária na prática docente, tendo em vista verificar se os objetivos propostos foram atingidos. É também um processo complexo que não se resume apenas à realização de provas e enunciação de notas. Através dela, os resultados obtidos durante o trabalho entre professor e aluno podem ser comparados com os objetivos propostos, para se constatar os avanços e as dificuldades dos discentes. Sobre a avaliação formativa, é CORRETO afirmar:  

No caso de pacientes hospitalizados, a enfermeira integra a coleta de dados da avaliação física aos cuidados individualizados, de rotina, validando os achados com o que se conhece por meio da avaliação de enfermagem empregada com o paciente. O exame físico deve ser feito criteriosamente para ser assertivo com intuito de recuperar a saúde do indivíduo. São objetivos da enfermeira no exame físico:

I- Levantar dados basais sobre o estado de saúde do paciente. II- Complementar, confirmar ou refutar dados subjetivos constantes na avaliação de enfermagem. III- Identificar e confirmar os diagnósticos de enfermagem. IV- Delegar decisões clínicas em relação às mudanças do estado de saúde e do tratamento do paciente. V- Comparar os resultados dos cuidados entre pacientes.

Estão CORRETOS apenas os objetivos 

A diabetes mellitus é uma doença crônica caracterizada pela hiperglicemia resultante de eventos patológicos na produção, secreção ou ação da insulina. Sua complexidade envolve alterações metabólicas que afetam vários órgãos e sistemas do corpo, incluindo o sistema cardiovascular, renal, nervoso e ocular. Tem classificação que abrange tipos diferentes, sendo os mais comuns o tipo 1, o tipo 2 e diabetes gestacional. A evolução da diabetes pode resultar em complicações agudas, como a cetoacidose diabética e o estado hiperosmolar hiperglicêmico, bem como complicações crônicas, como retinopatia, nefropatia, neuropatia e doenças cardiovasculares.
Além disso, o controle glicêmico adequado é fundamental para a prevenção de complicações, sendo essencial a adoção de estratégias terapêuticas que envolvem educação do paciente, monitorização glicêmica regular, uso de medicamentos, prática de atividades físicas e controle da alimentação. A abordagem multiprofissional é de extrema importância, envolvendo enfermeiros, médicos, nutricionistas e outros profissionais da saúde na gestão do cuidado.
Considerando os aspectos fisiopatológicos e terapêuticos da diabetes mellitus, avalie as afirmativas a seguir:
I- A diabetes tipo 1 é caracterizada pela produção insuficiente de insulina devido à destruição autoimune das células beta do pâncreas, o que leva à necessidade de terapia com insulina exógena.
II- A principal causa de hipoglicemia em pacientes com diabetes tipo 2 é a resistência à insulina, que dificulta a captação de glicose nas células, resultando em níveis elevados de glicose no sangue.
III- A educação em saúde, visando ao autocuidado, ao monitoramento glicêmico, à prática de exercícios e ao controle da alimentação, é um componente essencial no tratamento.
IV- A neuropatia diabética é uma complicação comum da diabetes mellitus, sendo a perda da sensibilidade nos pés uma característica importante da condição.
V- O controle da diabetes mellitus tipo 2 pode ser realizado apenas com mudanças no estilo de vida, sendo a medicação necessária em casos de complicações graves.

Estão CORRETAS as afirmativas

O manejo adequado das feridas é fundamental para promover uma cicatrização eficiente e prevenir complicações. O tratamento de feridas deve ser individualizado, levando em consideração fatores como o tipo de lesão, os microambientes úmidos, a presença de infecção e de tecidos desvitalizados, as condições clínicas do paciente e os recursos disponíveis. A escolha da terapia e dos materiais adequados, assim como o acompanhamento constante, são essenciais para a eficácia do tratamento.

Analise as afirmativas a seguir sobre o cuidado de feridas:
I- O uso de curativos específicos deve ser determinado conforme o tipo de ferida e as características das secreções apresentadas.
II- A avaliação das condições clínicas do paciente, mediante processo de enfermagem, é um fator determinante para o sucesso no tratamento da ferida.
III- A ferida com alto grau de exsudato exige curativos que promovam a absorção e a manutenção de um ambiente úmido favorável à cicatrização.
IV- A troca de curativos deve ser feita de acordo com o tempo estimado de cicatrização, independentemente da avaliação do estado da ferida.
V- O controle da infecção na ferida requer a escolha adequada de soluções e administração de antibióticos, conforme a cultura realizada.

Estão CORRETAS as afirmativas 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis