Questões Concurso Prefeitura de Sertãozinho - SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Sertãozinho - SP

Assinale a alternativa que apresenta corretamente as principais doenças transmitidas por morcegos, seus agentes etiológicos e as respectivas vias de transmissão.

Dentre as vacinas B19 e RB51, utilizadas no controle da brucelose bovina, assinale a alternativa que descreve corretamente suas características e aplicações.

A comparação das características gerais do grupo dos Annales com a concepção histórica do marxismo permite notar sem dificuldade numerosos e importantes pontos comuns.


(Ciro Flamarion Cardoso e Ronaldo Vainfas (orgs.).

Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Adaptado)


Entre as características comuns entre o grupo dos Annales e a concepção histórica do marxismo, é possível identificar a

#Questão 1126343 - História, História Geral, VUNESP, 2025, Prefeitura de Sertãozinho - SP, Professor de Educação Básica II - História

As monarquias absolutas introduziram os exércitos regulares, uma burocracia permanente, o sistema tributário nacional, a codificação do direito e os primórdios de um mercado unificado. Todas essas características parecem ser eminentemente capitalistas. Uma vez que elas coincidem com o desaparecimento da servidão, uma instituição nuclear do primitivo modo de produção feudal na Europa, as descrições do absolutismo por Marx e Engels como um sistema de Estado correspondente a um equilíbrio entre a burguesia e a nobreza – ou mesmo a uma dominação direta do capital –, sempre pareceram plausíveis. No entanto, um estudo mais detido das estruturas do Estado absolutista no Ocidente invalida inevitavelmente tais juízos.


(Perry Anderson. Linhagens do Estado absolutista. Adaptado)


De acordo com Anderson, a estrutura dos Estados absolutistas foi determinada

#Questão 1126344 - História, História do Brasil, VUNESP, 2025, Prefeitura de Sertãozinho - SP, Professor de Educação Básica II - História

O sentimento antilusitano já era expresso mais livremente pelas camadas populares e vai, aos poucos, tornando- -se mais explícito entre a elite imperial brasileira. Alguns grupos associavam claramente o que consideravam “atraso” material e cultural do Brasil à administração portuguesa colonial e à permanência de vários traços dela no Império.


A República proclamada em 1889, sedenta de construir- -se sobre a incompetência monárquica, intensificou o antilusitanismo ao acrescentar aos antigos dominadores um outro epíteto medonho: assassinos do grande herói nacional, Tiradentes.


O primeiro a levantar-se contra toda essa construção mais imaginária que histórica foi Gilberto Freyre.


(Eduardo França Paiva. De português a mestiço: o imaginário brasileiro sobre a colonização e sobre o Brasil. Em: Lana Mara de Castro Siman e Thais Nívia de Lima e Fonseca (org.). Inaugurando a História e construindo a nação – discursos e imagens no ensino de História. Adaptado)



Considerando a discussão do excerto, Freyre 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis