Questões Concurso Prefeitura de São Romão - MG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de São Romão - MG

#Questão 944597 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, COTEC, 2023, Prefeitura de São Romão - MG, Professor/Professor de Apoio/Professor de Educação Física

A teoria de aprendizagem é uma construção humana para interpretar sistematicamente a área do conhecimento que se denomina aprendizagem. Ela apresenta o ponto de vista de um autor/pesquisador sobre como interpretar o tema aprendizagem e quais são as variáveis independentes, dependentes e intervenientes, tentando explicar o que é aprendizagem, porque ela funciona e como funciona. No caso das teorias de aprendizagem, são três as filosofias subjacentes: a comportamentalista (behaviorismo), a humanista e a cognitivista (construtivismo). Analise as proposições a seguir sobre filosofia da aprendizagem e assinale a CORRETA.  

Numa sociedade capitalista, que banaliza a vida e estimula o consumo, até pessoas são coisificadas em nome de um processo insistente e desumano de acumulação do capital. As contradições desse sistema, que visa à obtenção de lucros, com base num processo intenso e contraditório de exploração, sustenta-se na produção de outros valores que, inclusive, tem demarcado a importância do “ter” em detrimento do “ser”. Nesse contexto, diferentes violências e violações de direitos, como o trabalho infantil e a comercialização sexual envolvendo crianças e adolescentes, tornam-se mercadorias. Contudo, trata-se de diferentes tipos de exploração, pois crianças e adolescentes não se prostituem: eles são explorados! Comumente pertencentes às famílias com condições de vida muito precárias, têm suas vidas e seus corpos marcados, além de serem violados quanto aos seus direitos e à sua integridade biopsíquica e física. Com base nesses argumentos e nas legislações sobre o assunto, avalie as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O afastamento dos agressores, quando constatadas as práticas de violências sexuais contra crianças e adolescentes, como o abuso, pode ser aplicada por autoridade judiciária com uma medida cautelar.
( ) A conjunção carnal de uma pessoa adulta (com maior idade) com outrem é caracterizada como estupro de vulnerável quando tal prática acontece com criança com menos de 10 (dez) anos de idade.
( ) As penas para quem induz uma criança ou adolescente a satisfazer a lascívia de alguém podem ser agravadas dependendo da idade das vítimas, do grau de parentesco do violador, de se o ato objetiva lucro ou é praticado mediante violências, ameaças e/ou fraudes.
( ) O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em detrimento de outros dispositivos legais, estabelece todos os elementos para classificação, definição de crimes e estabelecimento de penas às pessoas que praticarem quaisquer crimes sexuais contra esses vulneráveis.
( ) Os atos sexuais praticados contra crianças e adolescentes devem ser classificados como pedofilia; contudo, a exploração sexual praticada só se configura como tal se houver recebimento de dinheiro por parte da vítima.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo. 

#Questão 944598 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), COTEC, 2023, Prefeitura de São Romão - MG, Professor/Professor de Apoio/Professor de Educação Física

Interdisciplinaridade trata-se de um conceito fundamental no discurso da educação contemporânea que está articulado nos textos dos PCN de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, documentos centrais da política curricular brasileira atual para a educação básica. Embora o conceito de interdisciplinaridade seja fundamental na educação contemporânea, a sua compreensão persiste como um desafio aos educadores. Analise as proposições a seguir sobre interdisciplinaridade nos PCN e assinale a alternativa CORRETA.

#Questão 944599 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, COTEC, 2023, Prefeitura de São Romão - MG, Professor/Professor de Apoio/Professor de Educação Física

Entende-se por tendência pedagógica “[...] as diversas teorias filosóficas que pretenderam dar conta da compreensão e da orientação da prática educacional em diversos momentos e circunstâncias da história humana” (LUCKESI, 1994, p. 53). Com o tempo, as ideias sobre a finalidade da escola e as concepções de aluno e de professor passaram por mudanças e se reconfiguraram, seguindo as tendências presentes em cada período histórico. De acordo com as tendências e a presença de determinadas teorizações em cada período histórico, as práticas escolares materializam-se de maneiras diferenciadas. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA.  

#Questão 944600 - Pedagogia, Principais Autores, COTEC, 2023, Prefeitura de São Romão - MG, Professor/Professor de Apoio/Professor de Educação Física

Por meio da ação educativa, o meio social exerce influências sobre os indivíduos, os quais, por sua vez, ao assimilarem e recriarem essas influências, se tornam capazes de estabelecer uma relação ativa e transformadora em relação ao meio social. Machado de Assis, assim como outros grandes poetas, escrevia bastante sobre diversos tipos de relacionamento: amizade, cumplicidade, amor. Na sala de aula, diversos tipos de relacionamento acontecem. Libâneo (1994) destaca que essa relação é permeada por dois aspectos: o cognoscitivo e o socioemocional.
Considerando as questões voltadas para a relação professor-aluno na sala de aula, analise as proposições a seguir e assinale a que apresenta as ideias e os conceitos CORRETOS.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis