Questões Concurso Prefeitura de São Francisco - MG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de São Francisco - MG

Francisco, 42 anos, procura cuidados da APS, relatando que subitamente apresentou mal-estar e palpitações que culminaram em síncope de provável etiologia cardiogênica. Foi realizado um ECG, conforme imagem a seguir:

De acordo com a demanda e o ECG de Francisco, o tratamento mais adequado é:

Alberto, 34 anos, pardo, procurou atendimento médico referindo áreas hipoestésicas nos membros superiores e inferiores. Ao exame físico, foram encontradas máculas de limites imprecisos e contornos irregulares no membro inferior esquerdo, placas infiltradas eritematosas nos membros superiores e inferiores e ausência de espessamento neural. Nessa ocasião, a baciloscopia dos pontos índices revelou positividade de 3+/6+ e a biópsia, dermatite nodular com predomínio histiocitário. O diagnóstico foi de hanseníase multibacilar (MB). Poliquimiterapia (PQT) MB foi instituída. Na décima primeira dose, paciente apresentou quadro de febre e queda do estado geral, associados a bolhas e nódulos nos membros superiores, inferiores, face, tronco, úlceras dolorosas pelo corpo, adenite, orquite e uveíte. As imagens do paciente estão a seguir.

De acordo com o contexto clínico de Alberto, o diagnóstico e o tratamento mais adequado é:

O diagnóstico diferencial das anemias microcíticas é clinicamente importante, uma vez que apresentam causas, tratamento e prognóstico diferentes. Atualmente, a comprovação diagnóstica dessas doenças é obtida pela realização de exames que avaliam o metabolismo do ferro, a eletroforese de hemoglobina e a dosagem de HbA2.

VALORES DE REFERÊNCIA:
• Hb (hemoglobina): 12-14 g/dL. • Ferritina: homens: 22-322 ng/mL; mulheres: 10-291 ng/mL. • Ferro sérico: homens: 70-180 µg/dL; mulheres: 60-180 µg/dL. • Índice de saturação da transferrina (IS): homem 20–50%; mulher 15–50%. • Capacidade total de ligação do ferro (CTLF): 250–450 µg/dL.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

Raimundo, 68 anos, aposentado, casado, natural e procedente de Fortaleza, ensino médio completo, ex-tabagista e ex-etilista, chegou à APS com relato de febre alta (39ºC), mialgia, dor torácica e poliartralgia intensa há 4 dias. Relata marcante desconforto em articulações de mãos, punhos, tornozelos e pés. Referiu que “suas juntas incharam” (sic), mas negou rubor e calor locais e que a dor piorava com períodos prolongados de repouso. Além disso, ele é portador de diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, em uso de losartana e metformina. Fez exames laboratoriais que mostraram leucócitos de 7000/mm³ (linfócitos de 553/mm³), albumina de 4,4g/dL, discreta hiponatremia de 133mEq/L, correspondentes a suspeita da arbovirose Chikungunya. Após o diagnóstico, a conduta mais recomendada, em relação ao manejo do quadro álgico, é:

As vitaminas são compostos orgânicos importantes para o crescimento e o funcionamento da célula, sendo fundamentais, portanto, para o desenvolvimento do organismo. A deficiência de uma determinada vitamina apresenta relação direta com a alimentação com poucos nutrientes. Entretanto, é importante salientar que diarreia e náusea prolongadas, problemas de absorção e outras doenças também podem ocasionar a falta desses nutrientes.


Com base nas doenças causadas por deficiência vitamínica, numere a coluna da direita relacionando a deficiência vitamínica com as respectivas manifestações clínicas


Assinale a alternativa que apresenta a numeração CORRETA da coluna da direita, de cima para baixo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis