Questões Concurso Prefeitura de Pindorama - SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Pindorama - SP

A chamada guerra dos Bõers (1899 – 1902), levou as seguintes transformações:

Teoria política e econômica que se fundamenta na crença do poder de livre regulamentação do mercado; assim sendo, o mercado deve funcionar sem nenhuma restrição e, por extensão, a liberdade econômica deve ser o dínamo do crescimento econômico. Princípios de economia defendidos, desde 1944, por Friedrich von Hayek, austríaco naturalizado inglês, autor do livro “O Caminho da Servidão”. A teoria preconiza ainda que a desigualdade social é benéfica, pois tem a função de estimular a concorrência capitalista. A teoria a que o texto se refere é denominada:

No campo da Geografia Humanística este conceito surge no âmbito da sua consolidação no início da década de 70. Sua linha de pensamento caracteriza-se principalmente pela valorização das relações de afetividade desenvolvidas pelosindivíduos em relação ao seu ambiente. Para tanto houve um apelo às filosofias do significado – fenomenologia, existencialismo, idealismo e hermenêutica – que em essência encontram na subjetividade humana as interpretações para suas atitudes perante o mundo (Mello, J. B. F., 1990). O conceito a que se refere o texto é:

Uma região produtora de algodão, de café ou trigo. Uma paisagem urbana ou uma cidade de tipo europeu ou de tipo americano. Um centro urbano de negócios e as diferentes periferias urbanas. Tudo isto são paisagens, formas mais ou menos duráveis. O seu traço comum é ser a combinação de objetos naturais e de objetos fabricados, isto é, objetos sociais, e ser o resultado da acumulação da atividade de muitas gerações. Assinale a alternativa que melhor representa o conceito de paisagem:

De acordo com a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996:

I - A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

II - Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.

III - A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.

IV - A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

V - O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; alguma liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de idéias e de concepções antipedagógicas; desrespeito à liberdade e apreço à intolerância; coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; baixo custo do ensino público em estabelecimentos oficiais; desvalorização do profissional da educação escolar; gestão antidemocrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino; pouca garantia de padrão de qualidade; desvalorização da experiência extraescolar; dissociação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

Assinale:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis