Questões Concurso Prefeitura de Orlândia - SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Orlândia - SP

Quanto aos métodos que proporcionam as bases lógicas da investigação, podem ser incluídos: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, dialético e fenomenológico. Cada um deles vincula-se a uma das correntes filosóficas que se propõem a explicar como se processa o conhecimento da realidade.
(GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social – 6. ed. – São Paulo: Atlas, 2008.)
Em relação a tais métodos, assinale a afirmativa correta.

Utilizando-se do método histórico-crítico, Vygotsky empreende um estudo original e profundo do desenvolvimento intelectual do homem, cujos resultados demonstram ser o desenvolvimento das funções psicointelectuais superiores um processo absolutamente único. Assim, do ponto de vista da aprendizagem, a importância dos estudos de Vygotsky é inquestionável, pois ele critica as teorias que separam a aprendizagem do desenvolvimento.
(GIUSTA, 1985.)
Sobre a teoria de Vygotsky, assinale a afirmativa INCORRETA. 

Os estudos piagetianos sobre o conhecimento estão alicerçados em bases epistemológicas, mas, diferentemente dos epistemólogos de sua época que se baseavam na razão pura, Piaget se propõe a realizar uma verificação experimental, para a qual utilizou o método clínico com as adaptações que o objeto de estudo requeria.
(VISCA, 1997.)
Piaget criou, então, uma metodologia mais flexível que o teste padronizado, mas, ao mesmo tempo, mais estruturada que a observação pura. A essa metodologia Piaget chamou de método clínico. Sobre o método clinico piagetiano, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na entrevista, verifica-se as estruturas do pensamento do sujeito através de seus aspectos verbo-conceituais. Consiste em uma conversa aberta com o sujeito pesquisado, na qual se procuram seguir suas ideias e explicações sobre um determinado tema.
( ) A prova de “conservação de quantidade”, que avalia a percepção da criança frente aos objetos de diferentes cores posicionadas em linhas paralelas, é uma das provas piagetianas que pode ser utilizada no método clinico de Piaget.
( ) São alguns pressupostos da avaliação: a atenção às estruturas da inteligência; o estudo dos aspectos universais das características individuais; e, o entendimento do processo pelo qual as respostas foram geradas; e, ainda, é importante ressaltar que nem todas as respostas devem ser interpretadas e consideradas, pois apenas as respostas corretas são validas, para que tenha o alcance e o objetivo da avaliação proposta.
( ) A observação clínica difere da observação pura ao questionar ou criar algumas situações para estudar as ações dos sujeitos analisados. E, a partir de hipóteses sobre o que está se passando na mente do sujeito, ocorrem as modificações na situação e as ações do sujeito indicam se as hipóteses estão corretas ou não.
A sequência correta está em 

De acordo com Visca, a Psicopedagogia foi inicialmente uma ação subsidiada da Medicina e da Psicologia, perfilando-se posteriormente como um conhecimento independente e complementar, possuída de um objeto de estudo, denominado de processo de aprendizagem, e de recursos diagnósticos, corretores e preventivos próprios.
(VISCA apud BOSSA, 2000, p. 2.1.)
Todo campo de saber possui história, que, bem compreendida, fornece àqueles que se aventuram uma consciência bem forjada de sua atuação. Portanto, o resgate dos aspectos historiográficos da Psicopedagogia possibilita-nos situá-la no presente e, às apalpadelas, perscrutar o seu futuro. Sobre a história da Psicopedagogia, analise as afirmativas a seguir.
I. Surgiu nos Estados Unidos, no século XIX, e as primeiras ideias sobre a Psicopedagogia vêm de encontro às dificuldades em relação à aprendizagem e à necessidade de justificar as desigualdades sociais; esperava-se que através da união da pedagogia, psicologia e psicanálise fosse possível conhecer a criança e o seu cotidiano, para compreender e determinar uma ação reeducadora.
II. Nas décadas de 60 e 70 surgiu, na Argentina, a Psicopedagogia e foi em Buenos Aires, sua capital, a primeira cidade a oferecer o curso de Psicopedagogia. Criou-se os Centros de Saúde Mental, onde equipes de psicopedagogos atuavam fazendo diagnóstico e tratamento.
III. Foi introduzida no Brasil baseada nos modelos médicos de atuação e foi dentro desta concepção de problemas de aprendizagem que se iniciaram a partir de 1970 com cursos de formação de especialistas em Psicopedagogia na Clínica Médico-Pedagógica de Porto Alegre. Entretanto, somente nos anos de 1990 esses cursos se propagaram, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde há maior demanda de especializações e de trabalhos realizados na área.
IV. Na década de 80, na cidade de São Paulo, surge a Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), fruto dos questionamentos e estudos de um grupo de profissionais atuantes e envolvidos nas questões relacionadas à aprendizagem. Os primeiros movimentos da ABPp surgem no Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo, pela necessidade das definições das funções do psicopedagogo.
Está correto o que se afirma em 

As provas projetivas são utilizadas no contexto psicopedagógico como um meio de análise e depuração do sistema de hipóteses e devem ser aplicadas quando há suspeita de implicações emocionais ou vínculos negativos com a aprendizagem. Quando se aplica uma prova projetiva, o sujeito projeta para fora de si o que se recusa a reconhecer em si mesmo ou o ser em si. Segundo professor Jorge Visca, são recursos, dentre outros, para a compreensão de variáveis emocionais que condicionam, de forma positiva ou negativa a aprendizagem. Sobre as informações dadas, é possível afirmar que se trata de uma das provas projetivas utilizada em um diagnóstico psicopedagógico; assinale-o.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis