Questões Concurso Prefeitura de Nobres - MT

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Nobres - MT

Considerando o desenvolvimento cognitivo proposto por Jean Piaget, numere as características apresentadas na coluna da direita de acordo com os estágios apresentados na da esquerda.
1. Estágio Sensório motor 2. Estágio Pensamento pré-operatório 3. Estágio Operações concretas 4. Estágio Operatório formal
( ) A criança raciocina logicamente a respeito de eventos concretos e consegue classificar objetos do seu mundo em vários conjuntos.
( ) A criança é capaz de raciocinar mais logicamente e de modos abstratos e idealistas.
( ) A criança exibe maior pensamento simbólico ligando o seu mundo com palavras e imagens.
( ) A criança constrói o significado do seu mundo, coordenando as experiências motoras e o movimento.

Marque a sequência correta.

Para Celso dos S. Vasconcellos, em Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto políticopedagógico (São Paulo: Libertad, 2002):
“O planejamento, enquanto construção-transformação de representações, é uma mediação teóricometodológica para a ação, que, em função de tal mediação, passa a ser consciente e intencional. Tem por finalidade procurar fazer algo vir à tona, fazer acontecer, concretizar, e para isto é necessário “amarrar”, “condicionar”, estabelecer as condições – objetivas e subjetivas – prevendo o desenvolvimento da ação no tempo (o que vem primeiro, o que vem em seguida), no espaço (onde vai ser feita), as condições materiais (que recursos, materiais, equipamentos serão necessários) e políticas (relações de poder, negociações, estruturas), bem como a disposição interior (desejo, mobilização), para que aconteça. É fazer história: uma tentativa de fazer elo consciente entre passado, presente e futuro. Independentemente de o sujeito planejar ou não, há um “fluxo” do tempo, dos acontecimentos. Planejar é tentar intervir neste fluxo, no devir.”
Acerca da organização do trabalho pedagógico, é correto afirmar:

Cipriano Carlos Luckesi, em Filosofia da Educação (São Paulo, Cortez: 1994), identifica “diversas tendências teóricas que pretenderam dar conta da compreensão e da orientação da prática educacional em diversos momentos e circunstâncias da história humana.”
A coluna da esquerda apresenta tendências pedagógicas e a da direita, posições adotadas em relação aos conteúdos a serem ensinados pela escola. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 


1. Pedagogia Tradicional 2. Pedagogia Tecnicista 3. Pedagogia Libertadora 4. Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos
( ) Informações, princípios científicos, leis etc., estabelecidos e ordenados numa sequência lógica e psicológica por especialistas. matéria de ensino apenas o que é redutível ao conhecimento observável e mensurável.
( ) Conteúdos culturais universais que se constituíram em domínios de conhecimento relativamente autônomos, incorporados pela humanidade, mas permanentemente reavaliados face às realidades sociais.
( ) Temas geradores, que são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos. O importante não é transmitir conteúdos específicos, mas despertar uma nova forma da relação com a experiência vivida.
( ) Conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados aos alunos como verdades. Separados das experiências dos estudantes e das realidades sociais, são valorizados pelo seu valor intelectual.
Marque a sequência correta.

Reinaldo Dias e Fernanda Matos, em Políticas Públicas: Princípios, propósitos e processos (São Paulo: Atlas, 2012), identificam, entre as definições de políticas públicas, a seguinte compreensão: “são as ações empreendidas ou não pelos governos que deveriam estabelecer condições de equidade no convívio social, tendo por objetivo dar condições para que todos possam atingir uma melhoria da qualidade de vida compatível com a dignidade humana”.
A respeito das políticas públicas para a educação especial e para a educação do campo, assinale a afirmativa correta. 

Selma Garrido Pimenta, em “Didática, didáticas específicas e formação de professores (Disponível em http://cepedgoias.com.br/edipe/Iedipe/conferencia-selma.htm. Acesso em: 20/07/2022), assim se posiciona:
“Reafirmando que a educação como prática social é um fenômeno complexo, histórico, situado e que expressa as múltiplas e conflitivas determinações das sociedades humanas nas quais se realiza, entendemos que seu estudo não se esgota em uma única ciência — a Pedagogia. E educação necessita do aporte de outras ciências como a Sociologia, a Psicologia, a Filosofia, a História, a Antropologia etc., que também se debruçam sobre o fenômeno educativo. Entretanto, enquanto essas ciências abordam o fenômeno educativo sob a perspectiva dos conceitos e métodos de investigação que lhe são próprios, a Pedagogia postula o educativo propriamente dito. Seu campo compreende as ações educativas e seus agentes contextualizados (...). Em síntese o objetivo do pedagógico se configura na relação entre os elementos da prática educativa: o sujeito que se educa, o educador, o saber e os contextos em que ocorre.”
A respeito dos pressupostos filosóficos, sociológicos e psicológicos da educação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os psicólogos interacionistas defendem que as crianças são ativas no processo de aprendizagem, procurando compreender aquilo que vivenciam e explicar o que lhes é estranho, construindo hipóteses no processo de interação com o meio.
( ) a práxis pedag gica, o educador é o mediador entre a cultura elaborada e o educando, por isso ele precisa compreender a realidade com a qual trabalha, ter comprometimento político e competência no campo teórico do conhecimento em que atua.
( ) A educação acontece na vida das pessoas de forma ininterrupta e em todos os lugares onde elas estejam. Assim, ocorre em todas as sociedades e se apresenta de única forma, na medida em que as experiências de vida dos seres humanos, suas necessidades e condições de trabalho são idênticas.
( ) A concepção inatista de desenvolvimento parte do pressuposto de que os eventos que ocorrem após o nascimento de um indivíduo são essenciais e imprescindíveis para o seu desenvolvimento. Por isso, supervalorizam o papel do ambiente no desenvolvimento da personalidade e das formas de pensar dos seres humanos.

Assinale a sequência correta. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis