Questões Concurso Prefeitura de Lavras - MG

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Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Lavras - MG

Relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando as classificações das vias urbanas aos seus respectivos significados.


COLUNA I


1. Via de trânsito rápido

2. Via arterial

3. Via coletora

4. Via local


COLUNA II


( ) Aquela caracterizada por interseção em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade. Nas vias sem sinalização de regulamentação, a velocidade máxima permitida é de 60 km/h.


( ) Aquela caracterizada por interseções em nível, não semaforizadas, destinadas apenas ao acesso local ou a áreas restritas. Nas vias sem sinalização de regulamentação, a velocidade máxima permitida é de 30 km/h.


( ) Aquela caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível. Nas vias sem sinalização de regulamentação, a velocidade máxima permitida é de 80 km/h.


( ) Aquela destinada a coletar e distribuir o trânsito da via urbana de trânsito rápido ou arterial, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade. Nas vias sem sinalização de regulamentação, a velocidade máxima permitida é de 40 km/h.


Assinale a sequência correta.

Analise as classificações a seguir.

I. Verticais

II. Horizontais

III. Dispositivos de sinalização auxiliar

IV. Luminosos

V. Sonoros

VI. Gestos do agente de trânsito e do condutor

São classificações dos sinais de trânsito

O professor Gustavo quer exibir uma trilogia de filmes a seus alunos, com duração total de 8 horas e 40 minutos. Como o professor se interessa por padrões matemáticos, ele decidiu reproduzir essa trilogia da seguinte maneira: no primeiro dia, ele passou 30 minutos; no segundo dia, outros 40 minutos; no terceiro dia, mais 50 minutos de filme; e assim sucessivamente, respeitando o mesmo padrão de aumento.


Em quantos dias Gustavo exibiu essa trilogia? 

Para contextualizar operações com números racionais, o professor de Matemática Luiz utilizou como exemplo o índice de massa corpórea (IMC). Conforme ele explicou à classe, o IMC é um parâmetro utilizado pela Organização Mundial da Saúde para indicar o intervalo de peso ideal de cada indivíduo, ou seja, é um indicador para o diagnóstico de obesidade e sobrepeso. Ele é determinado pela equação:


IMC = Peso / (Altura)²


Esse peso é informado em kg e a altura utilizada na equação deve estar em metros. Exemplo: uma pessoa que mede 180 centímetros deve considerar 1,8 metros.


Após clarificar o conceito desse índice, Luiz perguntou a seu aluno Pedro:


— Uma criança teve seu IMC calculado em dois momentos distintos de seu desenvolvimento, e seu IMC não foi alterado. Sabendo que nesse intervalo de tempo sua altura aumentou 15%, qual foi o aumento percentual do seu peso?


Pedro respondeu, corretamente, que o peso desse indivíduo aumentou, aproximadamente 

A figura a seguir representa uma rua retilínea e os pontos A, B e C indicam três residências. Camila e Joana moram nas casas simbolizadas pelos pontos A e C, respectivamente, ambas do mesmo lado da rua. Gilberto mora do outro lado dessa rua, no ponto indicado pela letra B.

Imagem associada para resolução da questão


As distâncias das casas de Gilberto à Camila, de Camila à Joana e de Joana à Gilberto, formam, nessa ordem, uma progressão geométrica de razão igual 5. Sabendo que a soma das distâncias entre essas residências, ou seja, o perímetro do triângulo BAC, é igual a 1240 metros, determine a distância entre as residências de Camila e Joana.

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