Questões Concurso Prefeitura de João Alfredo - PE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de João Alfredo - PE

Leia a situação hipotética abaixo.

Em um programa de reeducação psicopedagógica, constatou-se que alguns estudantes apresentavam desempenho significativamente baixo em áreas escolares tradicionais, como leitura, escrita e resolução de problemas matemáticos, embora demonstrassem habilidades e interesse notáveis em atividades extracurriculares como oficinas artísticas. Considerando esse contexto, de acordo com Visca (2002), para a compreensão do sintoma escolar, é necessário:

Alicia Fernández, (1994), enfatiza a relevância dos fatores afetivos no processo emocional de aprendizagem. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo:

I. O conceito de “inteligência aprisionada” destaca a influência das vivências emocionais na forma como o aluno se relaciona com o conhecimento, podendo gerar bloqueios ou nervosismo durante a aprendizagem.

II. A superação de dificuldades de aprendizagem depende prioritariamente de estratégias mecânicas de estudo, prescindindo de análise afetiva ou emocional.

III. Bloqueios cognitivos podem estar relacionados a experiências emocionais negativas, levando o sujeito a resistir a conteúdos que despertem insegurança.

IV. A proposta de Fernández prioriza a avaliação psicométrica como pilar fundamental da intervenção, relegando os fatores socioafetivos para um segundo plano.

V. A análise do desejo, das relações familiares e das emoções constitui parte essencial da compreensão integral do percurso de aprendizagem de cada sujeito.


Está CORRETO o que se afirma em: 

Leia a situação hipotética abaixo.

Uma escola de educação básica implementou oficinas psicopedagógicas voltadas para a inclusão de crianças com diferentes necessidades educacionais. Durante a aplicação desses workshops, alguns alunos demonstraram insegurança na interação em grupo, gerando certo isolamento. Assinale a alternativa que apresenta uma estratégia psicopedagógica para fortalecer o vínculo socioafetivo e favorecer a participação coletiva.

#Questão 1117331 - Biologia, Identidade dos seres vivos, ADM&A, 2025, Prefeitura de João Alfredo - PE, Professor do ensino Fundamental - Anos Finais - Ciências

A reprodução nos seres vivos pode ocorrer por meio sexuado ou assexuado, modulando a variabilidade genética. Qual alternativa caracteriza adequadamente um desses mecanismos?

Um amigo meu, médico, assegurou-me que desde o berço a criança sente o ambiente, a criança quer: nela o ser humano, no berço mesmo, já começou. Tenho certeza de que no berço a minha primeira vontade foi a de pertencer. Por motivos que aqui não importam, eu de algum modo devia estar sentindo que não pertencia a nada e a ninguém. Nasci de graça.

Se no berço experimentei esta fome humana, ela continua a me acompanhar pela vida afora, como se fosse um destino. A ponto de meu coração se contrair de inveja e desejo quando vejo uma freira: ela pertence a Deus.

Exatamente porque é tão forte em mim a fome de me dar a algo ou a alguém, é que me tornei bastante arisca: tenho medo de revelar de quanto preciso e de como sou pobre. Sou, sim. Muito pobre. Só tenho um corpo e uma alma. E preciso de mais do que isso.

Com o tempo, sobretudo os últimos anos, perdi o jeito de ser gente. Não sei mais como se é. E uma espécie toda nova de "solidão de não pertencer" começou a me invadir como heras num muro.

Se meu desejo mais antigo é o de pertencer, por que então nunca fiz parte de clubes ou de associações? Porque não é isso que eu chamo de pertencer. O que eu queria, e não posso, é por exemplo que tudo o que me viesse de bom de dentro de mim eu pudesse dar àquilo que eu pertenço. Mesmo minhas alegrias, como são solitárias às vezes. E uma alegria solitária pode se tornar patética.

É como ficar com um presente todo embrulhado em papel enfeitado de presente nas mãos - e não ter a quem dizer: tome, é seu, abra-o! Não querendo me ver em situações patéticas e, por uma espécie de contenção, evitando o tom de tragédia, raramente embrulho com papel de presente os meus sentimentos.

Pertencer não vem apenas de ser fraca e precisar unir-se a algo ou a alguém mais forte. Muitas vezes a vontade intensa de pertencer vem em mim de minha própria força - eu quero pertencer para que minha força não seja inútil e fortifique uma pessoa ou uma coisa.

Quase consigo me visualizar no berço, quase consigo reproduzir em mim a vaga e no entanto premente sensação de precisar pertencer. Por motivos que nem minha mãe nem meu pai podiam controlar, eu nasci e fiquei apenas: nascida.

A vida me fez de vez em quando pertencer, como se fosse para me dar a medida do que eu perco não pertencendo. E então eu soube: pertencer é viver.

(Pertencer, Clarice Lispector)
De acordo com o texto, qual é a principal emoção que a autora descreve sentir desde a infância?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis