Questões Concurso Prefeitura de João Alfredo - PE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de João Alfredo - PE

Em uma oficina de artesanato, um aprendiz com deficiência auditiva enfrenta barreiras para acompanhar explicações orais. O oficineiro não domina Libras e percebe retraimento do participante. Qual estratégia potencializa a inclusão desse indivíduo?

A postura moral e a conduta do oficineiro influenciam diretamente a atmosfera de aprendizagem. Qual prática manifesta coerência com valores morais saudáveis?

O tema da ética profissional abrange conceitos e princípios que direcionam a conduta do oficineiro no desenvolvimento das oficinas. De que forma esses princípios se evidenciam no dia a dia?

Um oficineiro é contratado por um município para dinamizar projetos vinculados a políticas públicas de lazer. Porém, há falta de infraestrutura adequada no centro comunitário. Com as oficinas prestes a iniciar, ele se depara com espaços pequenos e mal ventilados, e não há verba disponível para ajustes imediatos. Qual a melhor condução diante desse contexto delicado?

O sentido da vida (Luiz Fernando Emediato)


   O sentido da vida é nascer, crescer, envelhecer e morrer, deixando sob a terra este antigo corpo constituído da solitária e silenciosa matéria de que foram feitas as estrelas e seus filhos, e os filhos de seus filhos.

   Sim, é este o sentido da vida, ou não.
 
   O sentido da vida é descobrir alegre ou amargamente a consciência das coisas, da alegria e da dor, da tristeza e do tédio, e então alegrar-se ou entristecer-se.

   Sim, é este o sentido da vida, ou não.

   Será porventura o sentido da vida caminhar juntos sobre a mesma velha e generosa e solitária terra, dividir angústias e dor, enredar-se no cipoal das palavras?

   Sim, o sentido da vida é este, ou não.

   Será o sentido da vida buscar luz nas sombras ou sombras na luz, consumir dias e noites a trilhar o áspero caminho imperfeito, buscar o caminho torto, a estrada estreita e, no fim da estrada, apenas neblina, mistério?

   Sim, o sentido da vida é bem este, ou não.

   Será, meu Deus, o sentido da vida acreditar em Deus, ou alguma coisa superior à capacidade de entender, cair de joelhos e em prantos pedir caridade ou outro vago sentimento qualquer, e nada ouvir em resposta, ou, sim, ouvir uma voz silenciosa, e, então, chorar, dormir, sonhar?

   Sim, o sentido da vida é bem este – ou não.

   Será o sentido da vida crer na dourada utopia, descobrir então a insustentável fragilidade dos seres, o poder, a miséria?

   Sim, é bem este, ou não, o sentido da vida.?

   Estará o sentido da vida em sonhar o sonho impossível, alcançar a estrela inatingível, vencer o inimigo imbatível, tocar a realidade intangível, e encontrar nada mais que pesadelo, o nada, a fantasia, as miragens?

   Sim, é bem este o sentido da vida, ou não.

   Será o sentido da vida entregar-se apaixonadamente às ideias de grande extensão, consumirse como o fogo e ver apagar-se a chama? Será, criaturas, o sentido da vida consumir o sangue das veias, esgotar a serenidade, despentear os cabelos, perseguir a ilusão?

   Sim, é bem este o sentido da vida, ou não.

   Mas, se há perguntas demais e respostas de menos, sempre haverá a busca, a esperança, a vida, a luz no fim da escuridão.

   Porque é isto – buscar – o sentido da vida.


(Texto adaptado – O Estado de S. Paulo) 
Qual é a ideia central do texto?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis