Questões Concurso Prefeitura de Guarulhos - SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Guarulhos - SP

Uma paciente de 58 anos foi encaminhada para avaliação devido a quadro de síncopes de repetição, parestesias em membros inferiores e superiores de padrão em bota e luva, fraqueza distal de membros e perda de peso involuntária há 06 meses. Realizou exame eletroneuromiográfico, que evidenciou sinais de polineuropatia sensitivo-motora axonal crônica acentuada. Exames laboratoriais mostravam anemia, presença de rolleuax eritrocitário, cálcio discretamente elevado, creatinina de 2,56 e sorologias para HIV, sífilis e hepatites normais. Diante do quadro, a principal hipótese diagnóstica e a topografia acometida são descritas, respectivamente, em qual das alternativas abaixo? 

A Demência com corpos de Lewy é uma doença neurodegenerativa grave, pertencente ao grupo das alfa-sinucleinopatias. Além da flutuação cognitiva e dos sintomas parkinsonianos, também podem estar presentes transtorno comportamental do sono REM e disautonomia. A tomografia por emissão de pósitrons com fluorodeoxiglicose (PET-FDG) pode auxiliar no diagnóstico, pois costuma revelar um padrão muito sugestivo dessa doença. Assinale a alternativa com o achado sugestivo. 

Sabe-se que dentre os pacientes portadores de Miastenia Gravis, em torno de 10 a 20% terão ao menos uma crise miastênica ao longo da vida, sendo uma complicação grave da doença que se caracteriza por uma piora rápida da força muscular, levando à insuficiência respiratória, com necessidade tratamento imediato. A respeito da crise miastênica, assinale a alternativa incorreta. 

Uma mulher de 34 anos iniciou acompanhamento ambulatorial com neurologista por crises repetidas em que fica "fora do ar". Algumas dessas crises já foram presenciadas pelo marido, que refere episódios de parada comportamental, piscamentos apenas no olho esquerdo, movimentos repetidos com a mão esquerda, enquanto o braço e mão direita ficam parados, com uma postura rígida. Atualmente, apresenta tais episódios 1 a 2 vezes na semana e nega evolução dessas crises para tônico-clônico bilateral. Qual a hipótese diagnóstica mais provável? 

Uma jovem de 22 anos previamente hígida iniciou cefaleia há 3 dias, febre, náuseas, vômitos, confusão mental e irritabilidade. Apresentou um episódio de crise descrita como tônico-clônico-generalizada com duração de 4 minutos e foi levada imediatamente ao Pronto Socorro. Ao exame físico inicial, apresentava-se confusa, sinal de Kernig positivo, fraqueza discrete em membro superior direito e fundoscopia sem alterações. A tomografia de crânio não revelou alterações significativas e exame de líquor revelou seguintes achados: celularidade 2050/mm3, de predomínio neutrofílico, glicorraquia 83mg/dL, lactato 36mg/dL, proteinorraquia 210mg/dL, bacterioscopia demonstrou diplococos gram negativos e tinta da china negativa. Diante deste quadro, assinale a alternativa correta. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis