Questões Concurso Prefeitura de Guarulhos - SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Guarulhos - SP

A palavra eutanásia tem origem grega e significa, basicamente, "boa morte". A técnica é aplicada em seres humanos e animais, sendo que, na medicina veterinária, ela deve ser de escolha do responsável pelo pet, guiado pelas informações fornecidas pelo médico veterinário. Sobre os tipos de eutanásia, analise as alternativas abaixo e, em seguida, assinale aquela que estiver incorreta.

As doenças infecciosas em cães e gatos, comumente causadas por vírus, bactérias, fungos ou parasitas, podem se manifestar de várias formas. Esses agentes conseguem invadir e se multiplicar no organismo do animal, causando uma série de sintomas que variam de acordo com a especificidade de cada doença. As vacinas têm sido um dos pilares da saúde pública, contribuindo para a erradicação e controle de várias doenças infecciosas. Sobre o controle das doenças infecciosas através da vacinação, é incorreto o que se afirma em:

Leia o texto abaixo e, em seguida, complete as lacunas do terceiro parágrafo, assinalando a alternativa correta.

Os casos dermatológicos representam uma parcela significativa da rotina clínica de pequenos animais, visto que, a maioria das manifestações clínicas geram incômodo nos tutores, o que leva a uma maior procura por serviços Médicos Veterinários. Os hormônios têm grande influência na manutenção da pele e dos pelos, uma disfunção hormonal pode acarretar na falha de integridade destes.

As disfunções hormonais refletem em sinais dermatológicos importantes para o diagnóstico dos pacientes que portam as endocrinopatias, uma vez que na maioria dos casos das doenças endócrinas as alterações do tegumento surgem antes das manifestações sistêmicas, e costumam ser sinais frequentes das principais dessas doenças em pequenos animais.

"O __________________ é considerado uma anormalidade endócrina comum de cães, ela é caracterizada pela deficiência dos hormônios produzidos pela _____________. As principais alterações são a alopecia, pelos de baixa qualidade (secos e quebradiços), pelos finos 'rabo de rato', hiperpigmentação da pele, letargia, ganho de peso e sem polidipsia-poliúria."

A utilização de certos sedativos e anestésicos são muitas vezes necessários para possibilitar a realização de procedimentos ou contenção em algumas espécies animais, isto porque eles podem não estar habituados com o manuseio. Apesar dos efeitos colaterais dos sedativos e anestésicos, seu uso garante um manejo seguro dos animais silvestres, quando utilizado dentro da dose adequada. Analise as afirmativas abaixo sobre o uso de fármacos na contenção química de primatas e, em seguida, assinale a alternativa incorreta. A utilização de certos sedativos e anestésicos são muitas vezes necessários para possibilitar a realização de procedimentos ou contenção em algumas espécies animais, isto porque eles podem não estar habituados com o manuseio. Apesar dos efeitos colaterais dos sedativos e anestésicos, seu uso garante um manejo seguro dos animais silvestres, quando utilizado dentro da dose adequada. Analise as afirmativas abaixo sobre o uso de fármacos na contenção química de primatas e, em seguida, assinale a alternativa incorreta.

A tripanossomíase é uma antropozoonose causada por protozoário flagelado do gênero Trypanossoma, sendo o cão importante na cadeia de transmissão dessas doenças, pois além de hospedeiro e reservatório desenvolve sintomas semelhantes aos humanos, seus principais representantes são o Trypanossoma cruzi e o Trypanossoma evansi, responsáveis respectivamente pela tripanossomíase americana, também chamada de Doença de Chagas, e a "surra", conhecida nos equinos como "mal das cadeiras". Analise as afirmativas abaixo, sobre a cadeia de transmissão da Doença de Chagas, em seguida, assinale a alternativa correta.

(I) A transmissão da Doença de Chagas ocorre por meio de vetoração biológica através de insetos hematófagos, conhecidos popularmente como barbeiros.
(II) Outras formas de transmissão da doença são: transfusão sanguínea, ingestão do vetor contaminado, ingestão de carcaças contaminadas e carne crua, sendo a ingestão oral a maior responsável por novos casos da doença nos últimos tempos no Brasil.
(III) O cão apresenta importante papel na cadeia de transmissão dessas doenças, pois além de hospedeiro e reservatório, caninos desenvolvem sintomas semelhantes aos humanos tanto na fase aguda quanto na fase crônica, podendo apresentar insuficiência cardíaca congestiva.
(IV) A fase crônica da doença é responsável por miocardite ou encefalite, e a fase aguda pelo surgimento da cardiomiopatia dilatada, independente de faixa etária.

Estão corretas somente as afirmações: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis