Questões Concurso Prefeitura de Florianópolis - SC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Florianópolis - SC

Nas Diretrizes Curriculares para a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015), no item que versa a respeito dos sujeitos e seus diferentes percursos formativos: a criança, o jovem, o adulto e o idoso, consta que:
1. Tendo em consideração a perspectiva orgânica e integrada assumida nestas diretrizes, enfatiza-se a condição privilegiada para o desenvolvimento de intenso diálogo e articulação entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental em suas diferentes fases e modalidades, já que ambos são de responsabilidade do governo municipal.
2. Se faz necessário identificar algumas características centrais das diferentes idades da vida, a saber, a infância, a juventude, a adultez e a velhice, no sentido de considerá-las como basilares para a elaboração de propostas educativas.
3. A infância é um momento da vida, demarcado por condições estruturais, sociais e históricas, como de classe, gênero, religião, cultura.
4. A infância é um grupo social constituído por crianças, que assim como os adultos, vivem sob os condicionantes sociais e têm suas vidas marcadas por estes. Demarca-se pela heterogeneidade como sua característica central, rompendo com visões românticas de que a infância é um tempo bonito e bom para todos.
5. As crianças são tidas como sujeitos potentes, que precisam de espaços, tempos e propostas que as reconheçam como tal e que assegurem uma educação de qualidade pautada na brincadeira e na interação como centrais na constituição humana.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#Questão 1052387 - Pedagogia, , FEPESE, 2022, Prefeitura de Florianópolis - SC, Professor de Educação Física

“Os bebês estão recém nascendo – ao menos como objeto de atenção e estudo (GONZALEZ-MENA & EYER, 2014).


Analise as afirmativas abaixo com relação ao educar e o cuidar como elementos indissociáveis da educação básica.


1. Os bebês e as crianças devem ser envolvidos nas coisas que dizem respeito a eles.


2. Foque apenas no desenvolvimento cognitivo.


3. Invista tempo e energia para construir uma pessoa completa.


4. Invista no tempo de qualidade, aquele que você fica totalmente disponível para um bebê ou uma criança específica.


5. Seja o modelo do comportamento que você quer ensinar.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 

Analise as afirmativas abaixo sobre Gêneros discursivos primários e secundários.
1. Durante o processo de sua formação, os gêneros secundários absorvem e transmutam os gêneros primários de todas as espécies, que se constituíram em circunstância de uma comunicação verbal espontânea.
2. Os gêneros primários, ao se tornarem componentes dos gêneros secundários, transformam-se dentro destes e adquirem características particulares. Exemplo disso é um diálogo que pode perder a sua relação com o ordinário contexto de comunicação quando se transforma em um texto artístico ou quando passa a fazer parte de um texto jornalístico.
3. Os gêneros secundários ao se comutarem perdem sua relação com a realidade existente e com a realidade dos enunciados alheios que são transformados para determinado uso.
4. Todo texto se organiza dentro de determinado gênero discursivo - primário ou secundário - em função das intenções comunicativas, como parte das condições de produção dos discursos, as quais geram usos sociais que os determinam.
5. O professor precisa fazer com que os alunos assimilem ou até mesmo decorem quais são as características e, inclusive, a estrutura de determinados gêneros discursivos secundários, a exemplo de um Editorial ou de um Conto.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Observe as frases abaixo:
I. Quando a ansiedade ameaçou invadir sua a alma, pediu socorro aos amigos.
II. No momento em que sussurrou no meu ouvido, não experimentei prazer nenhum.
III. Ele teve uma bela surpresa quando soube da vinda dos filhos amados.
Analise as afirmativas abaixo sobre o uso dos tempos e modos dos verbos.
1. As três orações apresentam verbos no modo indicativo, no tempo pretérito perfeito.
2. Se em I, o verbo “ameaçar” fosse conjugado no imperfeito do subjuntivo, o verbo “sentir” deveria estar obrigatoriamente no futuro do pretérito do indicativo.
3. Se em III, o verbo “ter” for conjugado no futuro do presente do indicativo, o verbo “saber” irá para o futuro do subjuntivo.
4. Está correta a seguinte reescrita de II: “No momento em que ele sussurrar no meu ouvido, não experimentara prazer nenhum. 5. Em I, se “quando” fosse trocado por “se”, a conjugação dos verbos não seria alterada.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Analise as afirmativas abaixo.
1. Em “Sua boca é um cadeado e meu corpo é uma fogueira” (Chico Buarque), temos presença de metáfora.
2. Em “Embora tenhamos cumplicidade, não podemos revelar nossos segredos”, temos uma coesão estabelecida por conjunção que denota sentido de concessão em oposição à oração principal.
3. Em ” Tristeza não tem fim/Felicidade sim (…)” (Vinícius de Moraes), temos o uso de paradoxo, nas palavras: “tristeza e felicidade”.
4. Em “José chegou triste! Não lhe faltou consolo” não há o uso de elemento para estabelecer coesão. As orações estão apenas justapostas.
5. Em “Seu olhar era doce e macio!”, as palavras “doce e macio” emprestam à frase uma figura de linguagem chamada sinestesia.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis