Questões Concurso Prefeitura de Feliz - RS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Feliz - RS

#Questão 171600 - Pedagogia, Geral, FUNDATEC, 2012, Prefeitura de Feliz - RS, Professor de Língua Portuguesa

Ao longo de sua obra, Paulo Freire faz uma crítica contundente à pedagogia do dominante, centrada predominantemente na narração, que conduz os educandos à memorização e à repetição mecânica do conteúdo. Paulo Freire denomina essa concepção pedagógica de

#Questão 171605 - Pedagogia, Geral, FUNDATEC, 2012, Prefeitura de Feliz - RS, Professor de Língua Portuguesa

A escolha dos conteúdos é uma das tarefas mais importantes para o professor, pois eles são a base informativa e formativa do processo de transmissão-assimilação.

São critérios elencados por Libâneo (1994) para a escolha dos conteúdos, EXCETO:

#Questão 171610 - Pedagogia, Geral, FUNDATEC, 2012, Prefeitura de Feliz - RS, Professor de Língua Portuguesa

Conforme Aranha (2006), a partir da década de 1990, os educadores passaram a discutir o chamado pós-construtivismo, que tem como questão central

#Questão 171595 - Pedagogia, Geral, FUNDATEC, 2012, Prefeitura de Feliz - RS, Professor de Língua Portuguesa

“A auto-avaliação é um processo mediante o qual o aluno participa da própria avaliação de sua atividade escolar.” (Arredondo e Diago: 2009) A autoavaliação oportuniza ao aluno:

I. Reconhecer seus avanços, conquistas e dificuldades.

II. Analisar sua atuação individual e grupal no processo educacional.

III. Desenvolver uma atitude crítica e reflexiva.

Quais estão corretas?

#Questão 171598 - Pedagogia, Geral, FUNDATEC, 2012, Prefeitura de Feliz - RS, Professor de Língua Portuguesa

Sobre o trato pedagógico da questão racial no cotidiano escolar do ensino fundamental, são feitas as seguintes recomendações:

I. Tratar a questão racial como conteúdo multidisciplinar, abordado como projeto extracurricular em datas comemorativas alusivas ao tema.

II. Fortalecer as posturas etnocêntricas com vistas à construção de estereótipos culturais que fortaleçam a identidade do grupo negro.

III. Recusar o uso de material pedagógico contendo imagens estereotipadas do negro, como postura pedagógica voltada à desconstrução de atitudes preconceituosas e discriminatórias.

IV. Banalizar a cultura negra, estudando tão somente aspectos relativos a seus costumes, alimentação, vestimenta ou rituais festivos sem contextualizá-la, é um procedimento a ser evitado.

Quais estão corretas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis