Questões Concurso Prefeitura de Cuiabá - MT

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A cultura passou a ser um fator determinante nas escolas nos anos 90, assim como a observação dos métodos de aprendizagem dos alunos e suas estratégias individuais nos contextos socioeducativos, a variação de formas de assimilação de conhecimento, segundo os diferentes tipos de conteúdo (fatos, conceitos, princípios, procedimentos, valores e atitudes) articulados entre si nas situações de aprendizagem. Sobre aprendizagem e desenvolvimento no fazer artístico, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Os currículos passam a priorizar a questão da diversidade nas estratégias individuais que os educandos construam para aprender e para contemplar conteúdos no âmbito da tipologia dos conteúdos, ou seja, saberes de diferentes naturezas são organizados para estruturar as experiências de aprendizagem significativa dos estudantes, e as orientações didáticas passam a considerar os métodos de aprendizagem desses saberes pelos estudantes. ( ) Saberes de diferentes naturezas definem classes distintas de conteúdos nas áreas de conhecimento e nos temas relativos as questões sociais incorporados na área. ( ) A didática passa a ser disciplina fundamental nos projetos de formação contínua de professores, com questões como organização do currículo por projetos de trabalho, avaliação como forma de aprendizagem, seleção de conteúdo para a educação voltada a? cidadania, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

Considerando o proposto pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC) em relação as Habilidades na Unidade Temática Artes Integradas, assinale a alternativa correta.

A extensa pesquisa realizada por Ferreiro e Teberosky (1999), aponta que o processo de aquisição da língua escrita envolve múltiplos fatores, os quais não se encontram muito bem esclarecidos nos materiais didáticos e documentos norteadores, quando se parte do fato de que a sala de aula é um espaço heterogêneo e multicultural, no qual os alunos manifestam diferentes habilidades e trazem bagagens singulares para a aprendizagem da língua escrita. Considerando as autoras, no tocante ao processo de desenvolvimento a língua escrita, assinale a alternativa incorreta.

O psicopedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana previamente definidos em sua contextualização histórica (LIBÂNEO, 2001, p. 28). Morelato e Santos (2022), discutem a Psicopedagogia hospitalar, e apontam que esta área de atuação tem como escopo central as alternativas a seguir, exceto:

“Podemos considerar o problema de aprendizagem como um sintoma, no sentido de que o não aprender não configura um quadro permanente, mas ingressa numa constelação peculiar de comportamentos, nos quais se destaca como sinal de descompensação.” (PAZ, apud JOSÉ; COELHO, 1993, p. 23). A partir disto, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Um distúrbio de aprendizagem pressupõe uma lesão cerebral, sendo a inteligência da criança anormal. ( ) Nos distúrbios de aprendizagem, ocorre um atraso, um transtorno em um ou mais processos da linguagem falada, leitura, ortografia, caligrafia e aritmética, que pode resultar de uma possível disfunção do Sistema Nervoso Central que se pode manifestar em privações na percepção, atenção, conceitualização, memória, linguagem e funções motoras. ( ) A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem de origem neurológica. É caracterizada pela dificuldade com a fluência correta na leitura e por dificuldade na habilidade de decodificação e soletração. Essas dificuldades resultam tipicamente do déficit no componente fonológico da linguagem que é inesperado em relação a outras habilidades cognitivas consideradas na faixa etária. ( ) É disgráfica toda criança cuja qualidade da escrita é deficiente, não sendo ela portadora de qualquer déficit neurológico importante ou intelectual que explique esta deficiência. Trata-se, portanto, de crianças intelectualmente normais, que vêm à consulta por causa de sua escrita ilegível ou muito lenta, dificuldades estas que prejudicam, em geral, a marcha normal de sua escolaridade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

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