Questões Concurso Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA

Numerosos estudos de caracterização dos componentes do ciclo hidrológico, em especial a precipitação, são necessários para a gestão adequada dos recursos hídricos.

Considerando a Lei nº 9.433/1997, que estabelece que a bacia hidrográfica é a unidade territorial utilizada para o planejamento da gestão hídrica do Brasil, o estabelecimento da precipitação média mensal e anual da bacia é essencial para estudos hidrológicos. 

Considerando a variação espacial e temporal das precipitações, o método de Thiessen visa calcular a precipitação média em uma bacia hidrográfica, considerando as medidas da precipitação realizadas nos postos pluviométricos (Pi), a distribuição espacial dos mesmos e suas respectivas áreas de influência (Ai).

Para aplicar o método de Thiessen, é necessário unir os postos adjacentes por linhas retas; traçar as mediatrizes dessas retas; prolongar as mediatrizes até que se encontrem ou saiam da bacia; os lados dos polígonos limitam as áreas de influência de cada estação, como representado na figura seguir.

Q37_1.png (293×181)

A precipitação média na bacia é dada por:

Q37_2.png (94×49)

Em que Q37_3.png (16×19) é a precipitação média na bacia hidrográfica; Pi é a precipitação obtida no i-ésimo posto pluviométrico; Ai é a área de influência do i-ésimo posto pluviométrico.

Considere os dados obtidos nos postos pluviométricos P1, P2, P3 e P4 em um determinado mês, suas respectivas áreas de influência (tabela abaixo) e a aplicação do método de Thiessen. 

Q37_4.png (289×148)

A precipitação média na bacia é de

A escolha do método de controle das diversas espécies de plantas daninhas deve levar em conta as condições locais para uso de mão de obra e de equipamentos, sem se esquecer dos aspectos ambientais e econômicos.
As possibilidades de controle de plantas daninhas incluem os métodos preventivo, cultural, mecânico, biológico e químico.
Sobre os métodos de controle, analise as afirmativas a seguir.

I. A rotação de culturas é um método de controle cultural.
II. O controle mecânico utiliza métodos, como arranque manual, capina manual e a queima.
III. O controle biológico consiste no uso de inimigos naturais capazes de aumentar a população das plantas daninhas e, consequentemente, estimular a sua mortalidade natural.

Está correto o que se afirma em 

Os tratores agrícolas são muito importantes para o aumento da produtividade e para a maior eficiência das atividades agrícolas, tornando-a menos árdua e mais atraente. O trator agrícola é uma máquina autopropelida provida de meios que permitem apoio estável sobre uma superfície horizontal e impenetrável, além de tracionar, transportar e fornecer potência mecânica, para movimentar os órgãos ativos de máquinas e implementos agrícolas.

Um de seus componentes possui as “funções de seleção adequada de velocidade e torque transmitida às rodas motrizes, além de alterar o sentido do movimento do trator.”

Assinale a opção que indica o componente descrito no enunciado. 

O uso de máquinas agrícolas tem como objetivo aumentar a eficiência e a qualidade das operações agrícolas, padronizar as atividades e aumentar a produtividade. Os implementos são equipamentos que, tracionados ou acionados por uma máquina, executam alguma função.

Sobre as máquinas e implementos agrícolas, analise as afirmativas a seguir.

I. Nos tratores de esteiras, o rodado é constituído, basicamente, por duas rodas motoras dentadas, duas rodas guias movidas e duas correntes sem fim, formadas de elos providos de pinos e buchas dispostos transversalmente, denominados esteiras.
II. Os tratores de rodas constituem o tipo predominante para uso agrícola e caracterizam-se por possuírem rodas pneumáticas como meio de propulsão.
III. Os implementos mais utilizados no preparo do solo são o arado, a grade, o subsolador, o escarificador e o operador de movimento.

Está correto o que se afirma em 

A figura a seguir apresenta as tubulações ligadas à caixa d’água de uma edificação.



Imagem associada para resolução da questão


Adaptado de: www.escolaengenharia.com.br


Nessa figura, a tubulação horizontal indicada é denominada

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis