Questões de Engenharia Ambiental e Sanitária da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Ambiental e Sanitária da FGV

A poluição dos corpos d’água decorre do lançamento de esgotos e resíduos, mas, também, da irrigação de lavouras, quando adubos e pesticidas são arrastados para os corpos d’água.

A poluição dos corpos d’água pode contribuir para

A poluição do solo está ligada diretamente à contaminação da camada superficial da crosta terrestre, que consiste na presença indevida, no solo, de elementos químicos estranhos, como os resíduos sólidos ou efluentes líquidos produzidos pelo homem.

A respeito desse tema, assinale a afirmativa correta. 

A Política Estadual de Recursos Hídricos do Pará, instituída pela Lei nº 6.381/2001, visa garantir os padrões de qualidade adequados aos respectivos usos e utilização racional e integrada da sociedade.

Ela tem por princípios: 

• A água é um bem de domínio público e limitado, dotado de função social e de valor econômico;
• O uso prioritário da água é o consumo humano e a dessedentação de animais;
• A adoção da bacia hidrográfica como unidade de planejamento;
• O planejamento e a gestão dos recursos hídricos realizados.

Avalie se o planejamento e a gestão dos recursos hídricos realizados têm por objetivo:

I. Proporcionar os usos múltiplos das águas de maneira sustentável.
II. Centralizar a gestão nos usuários e nas comunidades, evitando a participação do Poder Público.
III. Considerar as interações do ciclo hidrológico entre as águas superficiais, subterrâneas e meteóricas.

Está correto o que se afirma em

A qualidade da água tem relação direta com suas características físicas, químicas e biológicas. Portanto, a qualidade da água pode ser avaliada por meio de parâmetros físicos, como cor, turbidez, sabor, odor, temperatura; de parâmetros químicos, como pH, alcalinidade, acidez, dureza, ferro, manganês, cloretos, nitrogênio, fósforo, oxigênio dissolvido, matéria orgânica, micropoluentes orgânicos e inorgânicos; e parâmetros biológicos, como organismos indicadores, algas, bactérias.

Considere a figura abaixo com alguns indicadores de qualidade da água do rio das Pedras e do rio Caeté, ambos no estado do Pará.

Q58.png (338×169)

Assinale a afirmativa correta.

Numerosos estudos de caracterização dos componentes do ciclo hidrológico, em especial a precipitação, são necessários para a gestão adequada dos recursos hídricos.

Considerando a Lei nº 9.433/1997, que estabelece que a bacia hidrográfica é a unidade territorial utilizada para o planejamento da gestão hídrica do Brasil, o estabelecimento da precipitação média mensal e anual da bacia é essencial para estudos hidrológicos. 

Considerando a variação espacial e temporal das precipitações, o método de Thiessen visa calcular a precipitação média em uma bacia hidrográfica, considerando as medidas da precipitação realizadas nos postos pluviométricos (Pi), a distribuição espacial dos mesmos e suas respectivas áreas de influência (Ai).

Para aplicar o método de Thiessen, é necessário unir os postos adjacentes por linhas retas; traçar as mediatrizes dessas retas; prolongar as mediatrizes até que se encontrem ou saiam da bacia; os lados dos polígonos limitam as áreas de influência de cada estação, como representado na figura seguir.

Q37_1.png (293×181)

A precipitação média na bacia é dada por:

Q37_2.png (94×49)

Em que Q37_3.png (16×19) é a precipitação média na bacia hidrográfica; Pi é a precipitação obtida no i-ésimo posto pluviométrico; Ai é a área de influência do i-ésimo posto pluviométrico.

Considere os dados obtidos nos postos pluviométricos P1, P2, P3 e P4 em um determinado mês, suas respectivas áreas de influência (tabela abaixo) e a aplicação do método de Thiessen. 

Q37_4.png (289×148)

A precipitação média na bacia é de

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis