Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) da FGV

A água, distribuída em um perfil de solo uniforme submetido a uma pequena carga hidráulica na superfície (H0), pode ser representada pela figura a seguir. Atenção: no desenho a zona de saturação está deslocada para baixo. 

Q50.png (324×201)

À medida em que a água se infiltra no solo, as camadas superiores do perfil vão se umedecendo da superfície para o interior do solo, alterando a umidade do solo gradativamente.

Sobre o processo físico de infiltração da água no solo, analise as afirmativas a seguir.

I. A zona de saturação é uma camada estreita, logo abaixo da superfície do solo, e tem condição de solo saturado.
II. A zona de transição é a camada cujo teor de umidade decresce rapidamente com a profundidade.
III. A zona de transmissão é a região do perfil no qual a água é transmitida, e tem sua espessura aumentada com a aplicação de água na superfície.
IV. A zona de umedecimento é a região caracterizada por uma grande redução no teor da umidade, com o aumento da profundidade.

Está correto o que se afirma em  

A produção animal é sustentada por importantes pilares como alimentação, sanidade, gestão e genética. Em busca de melhores níveis de produção e produtividade, investimentos em todas essas áreas são necessários e possibilitam ganhos genéticos permanentes.

A tomada de decisão sobre que tipo de material genético empregar em uma atividade pecuária precisa estar fundamentada em características do ambiente produtivo, tais como a capacidade de investimento do produtor, o sistema de produção empregado e a capacitação de mão de obra.

Com relação aos aspectos descritos acima, analise as afirmativas a seguir.

I. Animais da subespécie zebuína são adaptados à criação a pasto e às regiões tropicais, com baixos custos de produção. São exemplos de raças zebuínas: Gir e Nelore.
II. Os animais puros das raças Holandesa e Jersey são muito produtivos e precoces, e não são recomendados para sistemas de produção extensivos.
III. A heterose, resultante de cruzamentos entre raças das subespécies europeias e zebuínas, pode agregar em média, nos mestiços, características de rusticidade e adaptabilidade (próprias do zebu) com produtividade e qualidade de produto (próprias do europeu).

Está correto o que se afirma em  

Para uma correta recomendação de fertilizantes é necessário conhecer a necessidade nutricional da cultura a ser implantada e o que o solo é capaz de fornecer.

Diante disso, para uma determinada variedade de milho (Zea mays), considerou-se a seguinte necessidade de adubação:

N (20 kg ha-1); P2O5 (130 kg ha-1) e; K2O (70 kg ha-1)

Assinale a opção que indica, aproximadamente, a quantidade, em kg ha-1, de sulfato de amônio (20% de N), de superfosfato triplo (41% de P2O5) e de cloreto de potássio (58% de K2O), que deverá ser aplicada. 

Medir a fixação líquida de CO2 em folhas intactas com fluxo de fótons crescente permite construir curvas de resposta à luz que fornecem informações úteis sobre as propriedades fotossintéticas das folhas. No escuro, não há assimilação fotossintética de carbono, e em vez disso, o CO2 é emitido pela planta devido à respiração mitocondrial. Por convenção, a assimilação de CO2 é negativa nesta parte da curva de resposta à luz. À medida que o fluxo de fótons aumenta, a assimilação fotossintética de CO2 aumenta linearmente até igualar a liberação de CO2 pela respiração mitocondrial. O ponto em que a captação fotossintética de CO2 equilibra a liberação de CO2 é chamado de ponto de compensação de luz. No entanto, o fluxo de fótons em que folhas atingem o ponto de compensação de luz varia com as espécies e condições de desenvolvimento.

A figura abaixo mostra curvas de resposta à luz da fixação de carbono fotossintético em uma planta de sol (linha contínua - Atriplex triangularis) e plantas de sombra (linha pontilhada - Asarum caudatum).

Q60.png (329×238)

Sobre o comportamento dessas plantas, assinale a afirmativa correta.

Em um experimento para verificar a interceptação da precipitação pela vegetação, foram instalados 6 pluviômetros no interior da vegetação, para medição da precipitação interna (PI), devido a heterogeneidade da própria vegetação.

A medida da precipitação (P) que chega ao topo da vegetação foi obtida pela média dos totais precipitados em 3 estações climatológicas de referência, situadas a, no máximo, 200 metros da área vegetada.

Q55.png (280×172)

Considerando o valor de P igual a 3126 mm e os resultados registrados na tabela acima, assinale a afirmativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis