Questões Concurso Prefeitura de Bauru - SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Bauru - SP

Atenção Domiciliar (AD) passou a protagonizar um cenário desafiador ao desospitalizar o paciente estável, mas com demandas específicas, que, por sua vez, passaria a receber todos os cuidados recebidos no ambiente hospitalar, em ambiente domiciliar. A intersetorialidade é a articulação entre sujeitos de setores diversos, com diferentes saberes e poderes com vistas a enfrentar problemas complexos. No campo da saúde, pode ser entendida como uma forma articulada de trabalho que pretende superar a fragmentação do conhecimento e das estruturas sociais para produzir efeitos mais significativos na saúde da população. Sobre a intersetorialidade assinale a alternativa CORRETA.

“Um SUS humanizado é aquele que reconhece o outro como legítimo cidadão de direitos, valorizando os diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde. Neste percurso de construção do Sistema Único de Saúde - SUS, acompanhamos avanços que nos alegram, novas questões que demandam outras respostas, mas também problemas que persistem, impondo a urgência, seja de aperfeiçoamento do sistema, seja de mudança de rumos”. Neste percurso e na busca de um SUS humanizado o Ministério da Saúde instituiu a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão no Sistema Único de Saúde – HumanizaSUS - PNH. A PNH se estrutura a partir de: Princípios; Método; Diretrizes e Dispositivos. Esta política, como movimento de mudança dos modelos de atenção e gestão, possui três princípios:
I. Transversalidade. II. Indissociabilidade entre atenção e gestão. III. Protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e dos coletivos. 
Utilizando-se dos princípios citados anteriormente, faça a correlação com as definições a seguir: 
( ) Aumento do grau de comunicação intra e intergrupos.
( ) Alteração dos modos de cuidar inseparável da alteração dos modos de gerir e se apropriar do trabalho.
( ) Transformação dos modos de relação e de comunicação entre os sujeitos implicados nos processos de produção de saúde, produzindo como efeito a desestabilização das fronteiras dos saberes, dos territórios de poder e dos modos instituídos na constituição das relações de trabalho.
( ) Trabalhar implica na produção de si e na produção do mundo, das diferentes realidades sociais, ou seja, econômicas, políticas, institucionais e culturais.
( ) Integralidade do cuidado e integração dos processos de trabalho.
( ) As mudanças na gestão e na atenção ganham maior efetividade quando produzidas pela afirmação da autonomia dos sujeitos envolvidos, que contratam entre si responsabilidades compartilhadas nos processos de gerir e de cuidar. 
Assinale a alternativa que representa a relação CORRETA entre as referências anteriores, respectivamente: 

Segundo a Portaria de Consolidação GM/MS nº 2 as Políticas: Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa; Política Nacional de Educação Permanente em Saúde; Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde; Política Nacional de Gestão de Tecnologias em Saúde e Política Nacional de Informação e Informática em Saúde são Políticas Nacionais de Saúde, consideradas como: 

De acordo com a Portaria de Consolidação nº 3, julgue os itens V ou F conforme seja verdadeiro ou falso RESPECTIVAMENTE
( ) A Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE) é considerada Rede Temáticas de Atenção à Saúde.
( ) A Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST), é considerada Rede Temáticas de Atenção à Saúde.
( ) A Rede Nacional de Especialistas em Zika e Doenças Correlatas é considerada Rede Temáticas de Atenção à Saúde.
( ) A Rede Cegonha é considerada Rede Temáticas de Atenção à Saúde.  
Está CORRETA, de cima para baixo, a seguinte sequência: 

Inflamações dos tecidos pulpar e periodontal induzidas por bactérias, podem muitas vezes, serem vistas juntas. Com base neste contexto, analise as asserções a seguir. 
I. Lesões endodônticas são mais prováveis de se estender aos tecidos periodontais circunjacentes, com subsequente destruição óssea, do que as infecções periodontais se estenderem aos tecidos pulpares. 
II. Se houver evidência de doença pulpar e possibilidade de perda óssea periodontal associada, o tratamento endodôntico deveria ser completado primeiro, e depois os pacientes deveriam ser reavaliados. Em muitos casos, a aparente patologia periodontal incluindo perda óssea, supuração e bolsas periodontais se resolvem se uma lesão pulpar foi tratada com sucesso. 
Acerca dessas asserções, assinale a opção CORRETA

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis