Questões Concurso Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SP (ISCMSP/SP)

Uma criança de um ano e meio de idade que apresenta uma hérnia umbilical foi levada à consulta de rotina. A mãe da criança está ansiosa e quer tirar dúvidas sobre diagnóstico, conduta e cuidados.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

Um paciente de oito anos de idade foi levado ao PS, referindo diminuição da diurese, urina hematúrica e rosto inchado há um dia. Não apresentava outros sintomas. Seu exame físico revelou bom estado geral, eupneia, edema bipalpebral discreto e de membros inferiores +/4+, FC de 56 bpm, PA de 150 X 100 mmHg, saturação de O2 de 98% em ar ambiente, ausculta cardíaca e pulmonar normais, ausência de visceromegalias à palpação abdominal e inúmeras cicatrizes de impetigo nas pernas. Dos exames solicitados, ficou pronto apenas o raio-X de tórax, cujo resultado foi normal.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a conduta adequada para o paciente.

Uma lactente com oito meses de vida, aparentemente hígida, realizou exames de rotina a pedido de seu pediatra. O exame de urina tipo I colhido por saco coletor revelou: DU 1.030; 25 leucócitos/campo; vinte hemácias por campo; proteínas, substâncias redutoras, corpos cetônicos e urobilinogênio ausentes; sangue oculto ++; e alguns cristais de oxalato de cálcio.

Nesse caso hipotético, a conduta correta será

Uma paciente de dez anos de idade, portadora de asma brônquica sem seguimento especializado, foi levada à sala de emergência de um pronto-socorro (PS) com crise aguda de asma. Ao exame físico, a paciente estava sentada, consciente, em regular estado geral, com tiragem intercostal difusa e apresentava retração de fúrcula esternal, batimento de aletas nasais, diminuição de murmúrio vesicular bilateralmente, sibilos esparsos, FR de 30 inc/min, FC de 110 bpm e saturação periférica de oxigênio de 91%. O pediatra prescreveu sequência de três puffs de β-agonista em uma hora e corticoide e monitorizou a paciente. Ao término da sequência de β-agonista, observou que não houve melhora clínica e a paciente piorou, apresentando FR de 40 inc/min, FC de 160 bpm e saturação de oxigênio de 89%, mantendo esforço respiratório importante e utilizando musculatura acessória. Solicitou então uma vaga na unidade de terapia intensiva (UTI).

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.

Um paciente com quatro meses de vida e antecedente de prematuridade (32 semanas) ficou internado vinte dias na unidade neonatal para ganho de peso, recebendo alta após esse período. Estava em casa, em aleitamento materno exclusivo, e, há três dias, evoluiu com quadro de tosse, coriza hialina e “cansaço” há um dia, com piora hoje. Sua mãe o levou ao serviço de emergência, referindo que sua irmã de três anos também estava “gripadinha”. Ao exame, encontrava-se em regular estado geral, corado, hidratado, taquidispneico, acianótico, afebril, anictérico, com fontanela anterior plana e normotensa, MV presente bilateralmente, estertores subcrepitantes difusos e expiração pouco prolongada, FR de 56 ipm, presença de tiragem sub e intercostal, BRNF em dois tempos, sem sopros, FC de 152 bpm, abdome sem alterações e boa perfusão periférica, sem edema e sem cianose.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis