Questões Concurso IPEA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso IPEA

#Questão 339212 - Economia, Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico, ESAF, 2004, IPEA, Técnico de Planejamento e Pesquisa (Prova 2)

Considere o modelo de crescimento de Solow com as seguintes informações:

onde y = produto por trabalhador; k = estoque de capital por trabalhador; s = taxa de poupança. Com base nessas informações, os valores do estoque de capital por trabalhador, produto por trabalhador e consumo por trabalhador, no equilíbrio de longo prazo, são, respectivamente:

#Questão 339623 - Economia, O Lado Monetário da Economia, ESAF, 2004, IPEA, Técnico de Planejamento e Pesquisa (Prova 2)

O denominado modelo Baumol-Tobim constitui uma importante teoria de demanda por moeda. O modelo parte da premissa de que existem custos e benefícios em se guardar moeda. Os custos podem ser representados pela seguinte relação:

onde C = custo total de se reter moeda; i = taxa de juros; Y= valor que o indivídulo planeja gastar ao longo do ano; N = número de idas ao banco; e B = custo de ida ao banco. Com base neste modelo, a retenção média de moeda que minimiza C será igual a:

#Questão 339627 - Economia, O Lado Monetário da Economia, ESAF, 2004, IPEA, Técnico de Planejamento e Pesquisa (Prova 2)

Uma possível explicação para a grande depressão de 30 pode ser encontrada na queda do multiplicador bancário da economia norte-americana, conforme argumentam M. Friedman e A. Schwartz na obra "A História Monetária dos Estados Unidos". Segundo estes autores, o FED (Federal Reserve - O Banco Central Norte-Americano) foi o grande responsável pela profundidade da recessão. Diante dessa situação de queda do multiplicador bancário, o FED, para evitar o aprofundamento da crise, deveria:

#Questão 341353 - Economia, Politica Fiscal e Setor Público, ESAF, 2004, IPEA, Técnico de Planejamento e Pesquisa (Prova 2)

Considere as seguintes restrições orçamentárias num modelo de dois períodos:

onde T1 = impostos no período 1; T2 = impostos no período 2; G1 = gastos do governo no período 1; G2 = gastos do governo no período 2; C1 = consumo no período 1; C2 = consumo no período 2; Y1 = renda no período 1; Y2 = renda no período 2. Com base nessas informações e partindo da proposição conhecida como "equivalência ricardiana", é correto afirmar que:

#Questão 400434 - Língua Portuguesa, Pontuação, ESAF, 2004, IPEA, Técnico de Planejamento e Pesquisa (Prova 1

Se é certo,(1) como afirmava Machado de Assis,(1) que a ocasião faz o furto,(2) pois o ladrão já nasce feito,(2) há de se concordar que determinadas circunstâncias funcionam como autênticos chamarizes, incentivando o desvio de conduta,(3) mormente numa época de apelo fácil ao consumismo desenfreado e de mitigação de valores morais. A capacitação profissional de agentes é condição imprescindível,( 4) para uma boa administração, no mais amplo sentido. Parece ser consenso que os holofotes devem estar voltados, (5) a par do aprimoramento técnico,( 5) à formação humanística dos servidores, o que envolve, necessariamente, a lapidação de valores éticos e morais.

(Adaptado de Marco Aurélio Farias de Mello - Revista Consultor Jurídico, 12 de novembro de 2002)

Assinale a opção que corresponde à vírgula (ou ao par de vírgulas) empregada de forma incorreta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis