Questões Concurso Instituto Geral de Perícias - SC (IGP/SC)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Instituto Geral de Perícias - SC (IGP/SC)

A organização e administração de arquivos compreende 4 etapas, sendo elas de forma sequencial:

Um jovem de 23 anos, acompanhado pela namorada, chega à emergência do Hospital, por volta das 22h com um quadro de hipertensão, taquicardia, palidez, midríase e paranoia, compatível com a síndrome adrenérgica. Relata ter usado Cocaína, era usuário, nunca teve problema, mas destacou neste dia ter usado a cocaína de um lote novo. O Centro de Informação e Assistência Toxicológica chamado informou logo a contra indicação da Classe X de medicamento no tratamento pois, os mesmos, poderiam levar a uma hiper estimulação alfa adrenérgica, ocasionar vasoconstricção e isquemia coronariana. Uma circunstância frequente nos óbitos por cocaína. Assinale qual dos fármacos abaixo pertence a classe de medicamentos que deveria ser evitado no tratamento.

A maioria dos psicofármacos exercem seus efeitos por atuar na transmissão sináptica. O impulso nervoso ao atingir os terminais sinápticos, provoca liberação de neurotransmissores que interagem com receptores localizados nas membranas pré e pós-sinápticas. Também é preciso considerar que diversas drogas inclusive alguns psicofármacos podem atuar por mecanismos que não envolvam interação direta com receptores. Analisando as afirmações abaixo, assinale a única alternativa correta.

( ) Antipisicóticos típicos ou neurolépticos (clorpromazina, haloperidol) empregados no tratamento das psicoses bloqueiam receptores da dopamina, principalmente D2.

( ) A discinesia tardia caracterizada por movimentos involuntários não estão associados ao uso prolongado de antipisicóticos.

( ) O psicoestimulante suave como a cafeína, presente em medicamentos e numerosas bebidas de uso popular, atuam bloqueando receptores do neurotransmissor adenosina.

( ) Antidepressivos tricíclicos atuam inibindo a recaptação neuronal de serotonina e noradrenalina. Possuem, no entanto, afinidade por diversos receptores (muscarínicos, alfa-adrenégico, e hoistaminérgicos) bloqueando-os, o que leva o aparecimento de vários efeitos colaterais.

( ) Os benzodiazepínicos são ansiolíticos típicos indicados no transtorno de ansiedade generalizada porém, por tempo limitado pois induzem dependência farmacológica. Atuam facilitando a neurotransmissão mediada pelo GABA.

Uma Garota de 14 anos é levada para emergência do hospital por uma amiga aproximadamente as 7h00m com queixa de vômitos, dor de cabeça, fraqueza, confusão mental, sonolenta. A amiga relatou que estavam em uma festa durante a noite, durante a festa não ficou o tempo todo junto, mas pode perceber que ela estava muito alegre. Foi questionada sobre o uso de drogas negou, afirmou que não são usuárias de nem um tipo de droga e que na festa só beberam água, e que a amiga até comentou em um determinado momento que bebeu muitas garrafinhas de água e continuava com sede, e continuou bebendo água em casa. O médico deixou a garota em observação, solicitou alguns exames (dosagem de eletrólitos, glicemia e triagem para drogas de abuso). Resultados: glicose normal, eletrólitos indicava um quadro de hiponatremia, triagem de drogas positivo para uma determinada substância. Os usuários desta droga podem evoluir com hiponatremia, devido a ingestão excessiva de água aliada a secreção excessiva do hormônio anti-diurético. Alguns cuidados quanto ao tratamento frente este quadro, devem ser observados pelo risco da síndrome da desmielinização osmótica. Assinale a alternativa que indica a droga encontrada na urina, no exame de triage:

A tabela de temporalidade é um instrumento arquivístico resultante da avaliação dos documentos e tem como objetivos:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis