Questões de Biologia do ano 2017

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biologia do ano 2017

Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, são células incolores que atuam principalmente na defesa do corpo, protegendo-o contra organismos invasores e desencadeando respostas imunológicas. O número normal de leucócitos por milímetro cúbico de sangue em uma pessoa adulta é de 4 a 10 mil. Em relação a essas células analise as afirmativas abaixo e faça a correlação correta.

I. Eosinófilo.

II. Neutrófilo.

III. Linfócito.

IV. Monócito.

V. Basófilo.

A. São células que apresentam grânulos maiores que os dos neutrófilos e eosinófilos e núcleo grande e de formato irregular que lembra a letra “S”. Sua função é liberar histamina e heparina, funcionando, respectivamente, em respostas alérgicas e evitando a coagulação do sangue.

B. São pequenos e apresentam um grande núcleo circular e importante papel na resposta imune. Essas células podem ser classificadas em dois tipos principais.

C. São glóbulos brancos que apresentam núcleos constituídos por dois a cinco lóbulos e possuem dois tipos de grânulos no citoplasma: grânulos específicos e azurófilos. Apresentam a capacidade de sair do interior de vasos sanguíneos intactos (diapedese) e invadir tecidos para defender nosso organismo. São responsáveis por fagocitar organismos invasores, como bactérias, sendo importantes para a resposta inata.

D. São células que apresentam grânulos que se coram ao utilizar eosina e um núcleo com dois lobos conectados por um filamento. Apresentam como principal função fagocitar o complexo antígeno-anticorpo. Essas células aumentam quando o paciente apresenta reações alérgicas ou infecções parasitárias.

E. São células grandes que possuem um único núcleo com formato de rim.

Essas células realizam diapedese e caem no tecido conjuntivo, onde se desenvolvem em macrófagos, células de alto poder fagocitário.

A lipase é uma enzima altamente específica que catalisa a hidrólise dos ésteres de glicerol de ácidos graxos de cadeia longa (triglicerídios) em presença de sais biliares e um cofator chamado colipase. A medida da atividade da lipase no soro, plasma, líquido ascítico e pleural, é usada, exclusivamente, para o diagnóstico laboratorial. Assinale a alternativa correta que indica a patologia diagnosticada pela análise da medida da lipase.

A descontaminação é o processo pelo qual um objeto tem removidos os microorganismos patológicos, tornando-se seguro para ser manuseado pelos profissionais competentes. Em relação aos processos de desinfecção e esterilização analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta de cima para baixo.

( ) Na esterilização o calor úmido destrói os microorganismos por coagulação e desnaturação irreversíveis de suas enzimas e proteínas estruturais.

( ) A radiação UV (240 a 280nm) é um processo de esterilização que pode inativar microorganismos, estando em processo de investigação quanto à sua aplicabilidade em salas de cirurgia e em infecções de feridas em período pós-operatório.

( ) Desinfecção é o processo que elimina todos os microorganismos ou objetos inanimados patológicos, com exceção dos endosporos bacterianos.

( ) A radiação ionizante é um método extremamente caro de esterilização, tendo sido usado para tecidos destinados a transplantes, drogas, etc. Para outros artigos, perde para o óxido de etileno, justamente devido a seu custo.

As aminotransferases estão amplamente distribuídas nos tecidos humanos. Alguns métodos de diagnóstico estão obsoletos. Assinale a alternativa correta que corresponde à metododologia baseada no seguinte principio: “piruvato ou oxaloacetato formados pela ação das aminotransferases são acoplados a uma segunda reação onde o piruvato (pela ação da ALT) ou oxaloacetato (pela ação da AST) são reduzidos pela NADH em reação catalisada pela lactato desidrogenase (para a ALT) ou malato desidrogenase (para a AST). A transformação da NADH por oxidação à NAD+ é monitorada em 340 nm. É adicionado piridoxal 5 fosfato para suplementar o teor de coenzima no soro e assim desenvolver atividade máxima”.

A coleta de uma única amostra de hemocultura não é recomendada, pois pode não ser suficiente para detectar a bacteremia ou fungemia e também pode dificultar a interpretação da significância clínica da recuperação de microorganismos que, frequentemente, são contaminantes. Assinale a alternativa que indica corretamente o número mínimo e o número máximo de amostras por episódio infeccioso.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis