Questões de Biologia do ano 2017

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biologia do ano 2017

A sífilis é doença transmitida pela via sexual (sífilis adquirida) e verticalmente (sífilis congênita) pela placenta da mãe para o feto. O diagnóstico laboratorial da sífilis e a escolha dos exames laboratoriais mais adequados deverão considerar a fase evolutiva da doença. Dessa forma analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A imunofluorescência direta é um exame altamente específico, com sensibilidade maior que 90% e indicado na sífilis primária e em algumas lesões da fase secundária.

II. A prova do VDRL (Venereal Disease Research Laboratory) pode estar negativa na sífilis primária, apresenta sensibilidade baixa na sífilis secundária e nas formas tardias a sensibilidade é alta.

III. O EIA (imunoensaio enzimático treponêmico) é um teste automatizado e tem demonstrando alta sensibilidade e especificidade em todas as fases da sífilis.

IV. O Western-blot identifica anticorpos contra imunodeterminantes IgM e IgG de massas moleculares com alta sensibilidade e especificidade em todas as fases da doença.

V. O teste imunocromatográfico promove a detecção visual e qualitativa de anticorpos (IgG, IgM e IgA) contra um antígeno recombinado de 47-kDa do Treponema pallidum podendo ser usado como critério exclusivo no diagnóstico da infecção pelo Treponema pallidum.

Os métodos de diagnóstico laboratorial para doença de Chagas apresentam diferentes resultados se aplicados na fase aguda ou crônica da infecção. Para assegurar os resultados dos procedimentos diagnósticos para doença de Chagas crônica, o Consenso Brasileiro em Doença de Chagas (1995) recomenda o uso de duas metodologias diferentes de sorologia e, se houver discordância, sugere aplicação do teste confirmatório. Assinale a alternativa correta que descreve as duas metodologias e o teste confirmatório, respectivamente.

Antibiograma é um ensaio que mede a suscetibilidade ou resistência de uma bactéria aos antibióticos através do espectro de sensibilidade identificados na placa de cultura. Assinale a alternativa que apresenta o meio de cultura utilizado para a realização do teste de avaliação da resistência aos antimicrobianos pelos métodos de difusão em disco e E-test para enterobactérias, não fermentadores, Staphylococcus, Enterococcus sp.

Pseudomonas aeruginosa é um patógeno tipicamente oportunista, podendo causar várias doenças, principalmente em imunodeprimidos. Atualmente, é considerado um patógeno alerta em infecções nosocomiais, devido a sua característica de manutenção em locais úmidos e elevada resistência a muitos antibióticos e antissépticos. Assinale a alternativa que descreve corretamente a análise de identificação microbiológica da Pseudomonas aeruginosa.

O diagnóstico das infecções estafilocócicas é feito pelo isolamento e identificação do microorganismo. O isolamento é realizado nos meios de cultura comuns, como ágar-sangue. Vários meios seletivo-indicadores, entre os quais se inclui o ágar-manitol-salgado, podem também ser empregados para essa finalidade. A diferenciação do Staphylococcus aureus das outras espécies mais frequentes do gênero pode ser feita de forma simplificada por meio de testes fisiológicos. Assinale a alternativa correta em relação ao teste de diferenciação das espécies de Staphylococcus.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis