Questões Concurso Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

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Julgue os próximos itens, relativos às recomendações internacionais de preservação. No cenário do Cone Sul, a Carta de Petrópolis coloca em pauta a questão da autenticidade a partir da peculiar realidade regional, que difere daquela dos países europeus ou asiáticos de longa tradição como nações.

Julgue os próximos itens, relativos às recomendações internacionais de preservação. A Carta de Madrid (2011) propõe-se a reexaminar os princípios da Carta de Burra, a fim de aprofundá-los e dotá-los de um alcance maior, ao defender que, no patrimônio arquitetônico do século XX, é importante incluir todos os aspectos relacionados com o bem, como os interiores, os elementos fixos e as obras de arte associadas.

A incorporação do conhecimento sobre o patrimônio cultural local à prática educativa exige políticas educacionais que abordem essa temática. Com relação a esse assunto, julgue os seguintes itens. Os efeitos de políticas públicas e de investimentos públicos e privados para a preservação cultural podem ser potencializados se acompanhados de um processo educativo vinculado à educação básica, por meio do qual as pessoas possam aprender e ensinar novas formas de se relacionar com as dimensões culturais de que fazem parte.

Acerca do histórico, dos conceitos e dos processos da educação patrimonial, julgue os itens a seguir. O intuito original das casas de patrimônio era modificar a estrutura organizacional do IPHAN e assumir, no lugar dessa autarquia, o papel de fiscalização e articulação de diferentes atores que tenham o patrimônio material e imaterial como fonte de construção e análise comunitária.

Acerca do histórico, dos conceitos e dos processos da educação patrimonial, julgue os itens a seguir. Em seu desenvolvimento, a educação patrimonial tem fortalecido vínculos entre políticas públicas de cultura, meio ambiente, turismo, educação, saúde, desenvolvimento urbano, entre outros, possibilitando um diálogo intersetorial.

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