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#Questão 23041 - Administração Pública, Geral, IDECAN, 2015, INMETRO, Analista Executivo em Metrologia e Qualidade

Acerca da evolução da Administração Pública no Brasil, analise.

I. A decisão política adotada pelo governo Getúlio Vargas de estruturar o aparelho do Estado com caráter autoritário e centralizador e a implantação de uma burocracia nos moldes “weberianos” começaram a ser viabilizadas com a criação do Departamento de Administração do Setor Público (DASP), em 1936.

II. No início de 1940, teve início a formação do Estado empresário, com a criação da Companhia Siderúrgica Nacional. Entretanto, após a queda de Getúlio Vargas, em 1945, novamente são retomadas as práticas patrimonialistas, deteriorando de forma acentuada o aparelho do Estado.

III. Decorridos quase três anos após a instalação do regime militar no Brasil (1964), o Governo Federal buscou dar maior efetividade à ação governamental, com a introdução de valores gerenciais. Para alcançar os seus propósitos, editou o Decreto‐lei nº 200, de 1967.

IV. O diploma legal (Decreto‐lei nº 200, de 1967) definiu novos rumos para a Administração Pública, como, por exemplo, autonomia de gestão, descentralização administrativa do aparelho do Estado, com a expansão da administração indireta, sobretudo por meio da criação de empresas estatais.

V. A partir de 2000 foram realizadas no mundo profundas mudanças no papel do Governo e da Administração Pública.

Estão corretas apenas as afirmativas

#Questão 105119 - Ciência da Computação, Geral, IDECAN, 2015, INMETRO, Analista Executivo em Metrologia e Qualidade

“Sistema de autenticação em redes para ser usado em redes fisicamente inseguras. Essa ferramenta permitirá que usuários, comunicando‐se via rede, provem um para o outro a sua identidade, evitando, assim, qualquer usuário clandestino ou ataque por repetição.” Trata‐se de

#Questão 105104 - Ciência da Computação, Geral, IDECAN, 2015, INMETRO, Analista Executivo em Metrologia e Qualidade

O estágio de desenho do serviço do ITIL® V3, suportado por um conjunto de oito processos de gerenciamento de serviços, fornece orientação para o desenho e o desenvolvimento dos serviços e das práticas de gerenciamento de serviços. Através do uso das práticas, processos e políticas de TI vigentes, os serviços devem ser construídos de forma a assegurar a qualidade de entrega e a satisfação dos clientes. São considerados alguns processos do desenho do serviço, EXCETO:

#Questão 105106 - Ciência da Computação, Geral, IDECAN, 2015, INMETRO, Analista Executivo em Metrologia e Qualidade

Em 11 de setembro de 2001, o mundo assistiu atordoado ao ataque terrorista ao World Trade Center, às torres gêmeas, nos Estados Unidos. Muitas empresas possuíam escritórios nas duas torres e, com as quedas, simplesmente desapareceram. Ninguém poderia imaginar que um ataque, em pleno coração dos Estados Unidos, pudesse acontecer e com tamanha intensidade. No ITIL® V3, existe um processo que trata da continuidade de serviços de TI. Se essas empresas imaginassem que esse ataque pudesse acontecer, certamente teriam backup dos dados em outro local, evitando, assim, o desaparecimento por completo delas. Infelizmente, para algumas empresas, isso não ocorreu. As atividades do gerenciamento da continuidade de serviço de TI contemplam um ciclo de vida das atividades a serem planejadas e executadas divididas em quatro fases: iniciação; requerimentos e estratégia; implementação; e, operação. São atividades da fase de requerimento e estratégia:

#Questão 105109 - Ciência da Computação, Geral, IDECAN, 2015, INMETRO, Analista Executivo em Metrologia e Qualidade

ITIL® é a sigla para Information Technology Infrastructure Library, que significa biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação, desenvolvida pelo CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency – agência central de computação e telecomunicações), no final dos anos 80, a partir de uma encomenda do governo britânico que não estava satisfeito com o nível da qualidade dos serviços de TI. É um agrupamento das melhores práticas utilizadas para o gerenciamento de serviços de tecnologia de informação de alta qualidade. A versão atual, a V3, é mais focada em serviços, reduzida a cinco livros. Sabe‐se que a V2 possuía sete livros.

Os meios para entregar resultados que os clientes desejam, a propriedade de custos e riscos e o valor para o cliente se referem a

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