Questões Concurso INMETRO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso INMETRO

#Questão 105127 - Ciência da Computação, Geral, IDECAN, 2015, INMETRO, Analista Executivo em Metrologia e Qualidade

O SQL Server é um banco de dados relacional, assim como o Oracle, MySQL, Postgree SQL etc. O SQL Server 2008 utiliza comandos e sintaxe da linguagem T‐SQL. No SQL Server 2008 R2, através da linguagem T‐SQL, tem‐se uma série de comandos para manutenção e otimização de tabelas e índices. Esses comandos são conhecidos como “comandos DBCC” – Database Consistent Checker Commands. Os comandos DBCC podem ser divididos em quatro categorias: manutenção, status, validação e diversos. É correto afirmar que o shrinkdatabase, um dos comandos da categoria manutenção, é utilizado para

#Questão 105129 - Ciência da Computação, Geral, IDECAN, 2015, INMETRO, Analista Executivo em Metrologia e Qualidade

O acesso remoto a sistemas operacionais tem‐se mostrado uma excelente ferramenta de administração. O Windows possui esse serviço, que recebe o nome denominado Terminal Service ou Serviços de Terminal. Independente do lugar é possível acessar os serviços de um servidor da Microsoft usando a conexão da internet. O computador tem um conjunto de portas, em que são atrelados diversos serviços. Mesmo com um Firewall, um administrador pode liberar qualquer porta e, assim, o acesso ao servidor se torna mais fácil. Para isso, políticas de segurança devem ser implementadas para garantir o bom funcionamento dos sistemas. O protocolo responsável por essa funcionalidade recebe o nome de RDP (Remote Desktop Protocol – protocolo de desktop remoto). Para que ocorra o bom funcionamento desse protocolo, a porta a ser utilizada deve ser liberada no firewall ou em qualquer bloqueio que, por ventura, possa estar sendo executado em sua rede. Assinale, a seguir, a porta correta do protocolo RDP.

#Questão 105132 - Ciência da Computação, Geral, IDECAN, 2015, INMETRO, Analista Executivo em Metrologia e Qualidade

“Nos bancos de dados relacionais, os dados são armazenados em tabelas. Um banco de dados Oracle tem uma estrutura física e lógica. Uma vez que tais estruturas são separadas no servidor, o armazenamento físico dos dados pode ser gerenciado, de modo a não afetar o acesso às estruturas lógicas de armazenamento. A estrutura lógica do Oracle é determinada por um ou mais tablespaces – que são espaços lógicos do armazenamento – e pelos objetos de esquema do banco de dados. Para agilizar o acesso às linhas de uma tabela, o Oracle usa o conceito de índices, semelhante aos encontrados em livros, que é uma estrutura opcional associada com tabelas e clusters que permite a execução mais rápida de comandos SQL. O Oracle possui diversos tipos de índices que oferecem vantagens para determinados tipos de aplicações. Um desses índices é compacto e trabalha melhor com colunas com pouca variação de conteúdo.” Trata‐se do

#Questão 105134 - Ciência da Computação, Geral, IDECAN, 2015, INMETRO, Analista Executivo em Metrologia e Qualidade

O MySQL é um servidor e gerenciador de banco de dados (SGBD) relacional, de licença dupla (sendo que uma delas é de livre) que foi projetado inicialmente para trabalhar com aplicações de pequeno e médio portes. Atualmente, atende a aplicações de grande porte e, muitas vezes, com mais vantagens do que seus concorrentes. Possui todas as características que um banco de grande porte necessita. A grande maioria dos sistemas operacionais existentes no mercado dão suporte para o MySQL. Ao final do processo de instalação, uma série de configurações deve ser feita para que o MySQL possa entrar em funcionamento. Uma delas é a porta que será utilizada para comunicação com o banco. “Sabe‐se que é possível escolher uma porta, desde que ela não esteja usando outro serviço, porém, por padrão, sabe‐se que uma porta já vem configurada e pode ser utilizada sem problemas.” Assinale, a seguir, a porta padrão do MySQL.

#Questão 105138 - Ciência da Computação, Geral, IDECAN, 2015, INMETRO, Analista Executivo em Metrologia e Qualidade

Capturar e analisar protocolos de rede atualmente não se trata de novidade. Com o crescimento de sistemas unix, muitas ferramentas contidas diretamente no sistema operacional permitiram análise e captura de dados no nível de pacote com o objetivo de resolver problemas. Evidentemente que o uso dessas ferramentas por pessoas de má índole podem ter efeito contrário. É muito importante que os administradores de rede avaliem o que trafega em suas redes e, a partir daí, tracem mecanismos mais eficientes de segurança. O Wireshark é uma excelente ferramenta para realizar análises de rede, podendo capturar e decodificar dados em uma rede, analisar atividades de rede, que envolvam protocolos específicos e gerar estatísticas sobre as atividades da rede. Pode ser utilizado com outras ferramentas, como a biblioteca que o Wireshark acessa a partir do sistema Windows. Assinale‐a.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis