Questões Concurso IF Sul Rio-Grandense

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso IF Sul Rio-Grandense





Source: <https://www.paho.org/en/documents/poster-dengue-warning-signs-jpg-version>
Consulted on Sept.13, 2024
Using the provided context, read the text that follows:

Learning activities in a second language that employ____ (1) significantly contribute to learner’s engagement by offering dynamic____ (2) with the language. For example, resources such as PAHO's dengue fever warning signs poster heavily rely on text, images, and ____ (3) to convey important health information effectively. Exposure to various forms of text, such as ___ (4) posters, aids in learning vocabulary and ____ (5), as well as in understanding how to communicate across diverse social and cultural contexts. This is crucial to real-world ______ (6).


The alternative which presents the correct sequence of expressions to fill in the gaps above is:





Source: <https://www.paho.org/en/documents/poster-dengue-warning-signs-jpg-version>
Consulted on Sept.13, 2024
In the PAHO poster, how does multimodality improve the effectiveness of verbal language?

#Questão 1127052 - Engenharia Agronômica (Agronomia), Culturas, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 9 e 12: Recursos Naturais II

Leia o seguinte texto ilustrativo, que descreve o conhecimento prático de um criador de gado típico da região Sul do Brasil:

Em uma tarde de primavera, enquanto caminhava pelas pastagens, seu João observava o gado ao longe. Algo chamou sua atenção: os pelos dos animais estavam repletos de pequenos frutos de pega-pega, aqueles que se grudam facilmente. Com um leve sorriso, ele comentou com o ajudante: "Isso é um bom sinal, rapaz. O campo está forte."
O pega-pega, apesar de parecer um incômodo por se prender aos pelos do gado, indicava que a vegetação estava vigorosa. As sementes, com seus tricomas, se dispersavam com facilidade, aproveitando a movimentação dos animais para se espalhar por áreas ainda mais amplas. Seu João sabia que, onde havia pega-pega, o solo era fértil e as forrageiras estavam saudáveis, garantindo alimento suficiente para o rebanho.
Assim, a presença do pega-pega (Desmodium incanum), leguminosa estival, longe de ser um problema, era, para ele, um sinal de prosperidade no campo, a prova de que a pastagem estava em ótimo estado e o ciclo natural da vegetação se mantinha firme, beneficiando tanto o solo quanto os animais.
Qual a importância do pega-pega (Desmodium incanum) para o campo nativo e para o gado, que corrobora cientificamente o conhecimento prático?

#Questão 1127054 - Engenharia Agronômica (Agronomia), Entomologia, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 9 e 12: Recursos Naturais II

A identificação correta do tipo de larva presente nas lavouras é uma prática fundamental para o manejo eficiente de pragas agrícolas. As larvas, que constituem a fase juvenil de muitos insetos, podem causar danos significativos às plantas ao se alimentarem de folhas, raízes, caules e frutos. Conhecer o tipo de larva é essencial para determinar se uma espécie é uma praga, um agente benéfico ou apenas um organismo de baixo impacto para a produção. A correta identificação também auxilia na escolha das estratégias de controle mais apropriadas, como o uso de inseticidas específicos, métodos de controle biológico ou práticas de manejo integrado.

Quando surgirem problemas na lavoura provocados por larvas, e o estágio adulto for desconhecido, o agricultor ou técnico deve focar na análise dos principais aspectos morfológicos das larvas, como: __________ (distinta ou não do corpo), ______________ (presença ou ausência), ______________ (número e existência), coloração e aspecto geral do corpo (recurvado ou reto, com possíveis dilatações).

As palavras que preenchem corretamente a sentença, completando-a, são:

#Questão 1127463 - Língua Portuguesa, Interpretação de Textos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 06 e 24: Português/Inglês







Disponível em: <https://www.zinecultural.com/blog/melhores-tirinhas-da-mafalda>
Acesso em: 10/09/2024)
Nos comunicamos por códigos que podem ser tanto verbais quanto não verbais. O gênero textual “tirinha” promove interação entre essas duas linguagens, aspecto chamado de multimodalidade por Luiz Fernando Gomes (2010).
Na tirinha de Mafalda, a multimodalidade contribui para

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis