Questões Concurso IF Sul Rio-Grandense

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso IF Sul Rio-Grandense

#Questão 1127481 - Engenharia Mecânica, Sistemas Mecânicos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área: 41 e 47: Controle e Processos Industriais II

Uma empresa fabricou um cilindro maciço de aço com raio R. Para conseguir o raio R almejado no cilindro, a empresa usinou a superfície dele com um torno mecânico ao final do processo de fabricação. A tolerância de batimento radial (Tr) é o campo determinado por um plano perpendicular ao eixo do cilindro, distantes entre si de Tr (figura 1).

Imagem associada para resolução da questão


Qual é o instrumento mais indicado para a empresa medir a tolerância radial entre centros (figura 2)?

#Questão 1127063 - Engenharia Agronômica (Agronomia), Fitopatologia, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 9 e 12: Recursos Naturais II

Didaticamente, pode-se considerar uma doença de planta como a interação de uma única planta com uma única unidade infecciosa do patógeno. O resultado final dessa interação será o aparecimento da lesão, sintoma típico de uma doença hipotética.
Como é chamado o intervalo de eventos que ocorrem desde o primeiro contato entre o patógeno e o hospedeiro até a morte da lesão? 

#Questão 1127064 - Engenharia Agronômica (Agronomia), Fitopatologia, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 9 e 12: Recursos Naturais II

Sintomatologia é o estudo dos sintomas de doenças de plantas, de grande utilidade na diagnose. Qualquer manifestação de um agente nocivo pode ser considerada sintoma.
Sobre os sintomas, associe os itens utilizando o código a seguir: 
I. Calo cicatricial II. Encarquilhamento III. Roseta IV. Mosaico

( ) Caracteriza-se pelo encurtamento dos entrenós, brotos ou ramos, resultando no agrupamento das folhas em rosetas.
( ) Caracteriza-se pela hiperplasia de células da planta em torno de uma lesão.
( ) Representa uma deformação de órgãos da planta, resultado do crescimento exagerado de células, localizado em uma parte apenas do tecido.
( ) É um sintoma em que áreas cloróticas aparecem intercaladas com áreas sadias (verde normal) nos órgãos clorofilados.

A associação correta, de cima para baixo, é 

As queimadas que assolam o país são perturbações nos ecossistemas com origem antrópica. Após uma perturbação ambiental, os organismos tentam recolonizar a área devastada, iniciando um processo de sucessão ecológica secundária.

Observe as afirmações sobre sucessões ecológicas:
I. À medida que os estágios serais avançam, plantas de fácil dispersão e com reprodução e crescimento rápidos são substituídas por plantas de alta capacidade competitiva que crescem lentamente.
II. Espécies pioneiras investem no desenvolvimento aéreo em detrimento do sistema radicular. Embora sejam muito resistentes ao sombreamento, não o são ao estresse hídrico.
III. Espécies de clímax costumam apresentar semelparidade e são consideradas restrategistas.
IV. As sementes de espécies de clímax possuem baixo poder de dispersão e viabilidade, mas são de grande porte e oferecem muitos nutrientes às plântulas.
V. Ambientes perturbados favorecem o desenvolvimento de plantas ruderais com sementes que se dispersam por animais, pelo vento ou que persistem no solo por muito tempo aguardando condições ambientais favoráveis.

Estão corretas apenas as afirmativas

#Questão 1127493 - Física, Magnetismo, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 2 e 45: Física

Com o intuito de evitar o contato entre fios da rede elétrica, é comum visualizarmos espaçadores entre eles, ao longo do trecho entre os postes. Um dos motivos que justificam a necessidade de fixação de distância entre os fios é o fato de que a corrente elétrica, que percorre os cabos, gera campo magnético e, consequentemente, forças de atração ou repulsão entre eles.
Em um trecho de 50cm de uma fiação elétrica, dois fios retilíneos, fio 1 e fio 2, encontram-se paralelos. Os cabos são percorridos por correntes elétricas no mesmo sentido, i1= 20 A e i2=10 A, respectivamente. Considere a permeabilidade magnética  μO  = 4π 10-7 T. m/A  e despreze a espessura do fio.

Imagem associada para resolução da questão

Qual das opções abaixo representa corretamente o módulo, a direção e o sentido da força magnética, no plano da página, sobre o fio 2?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis