Questões Concurso IBRAM/DF

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso IBRAM/DF

Várias estratégias foram desenvolvidas por jornalistas para cobrir os eventos da realidade de forma objetiva. Segundo a pesquisadora norte-americana Gaye Tuchman, esses “rituais estratégicos” constituem a prática jornalística e servem também para proteger os jornalistas de críticas. A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

Muitos acontecimentos divulgados pelo jornalista não podem ser comprovados e, para não ser acusado de parcialidade, o profissional deve divulgar também as possibilidades contrárias a esses acontecimentos. Essa estratégia de imparcialidade e objetividade permite uma cobertura equilibrada de qualquer questão.

Considerando que o produto da atividade jornalística é geralmente materializado em textos, os quais resultam de diferentes técnicas de redação e recebem diferentes nomenclaturas de acordo com sua natureza e objetivos, julgue os itens de 78 a 83, acerca das características da linguagem usada em jornalismo.

A entrevista jornalística é a técnica pelo qual se obtêm matérias de interesse jornalístico por meio de perguntas e respostas.

Considerando o texto acima e o papel dos meios de comunicação na construção social da realidade, julgue os itens que se seguem.

Infere-se do texto que todas as técnicas de produção de notícias interferem no conteúdo da informação publicada, mesmo aquelas de menor relevância, como a redação de legendas e de texto-legenda, os títulos, a divisão do texto em colunas e a escolha das fontes tipográficas para o corpo da notícia.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens, acerca dos métodos e técnicas de pesquisa relativos ao jornalismo.

Os procedimentos de pesquisa descritos pelo texto aplicamse, atualmente, às enquetes realizadas pelos sítios de notícia.

A partir desses comentários, julgue os itens de 113 a 118 em relação às atividades de assessoria de imprensa e à prática dos veículos de comunicação no Brasil.

A criação do blog por uma empresa como a PETROBRAS mostra que as novas tecnologias estão sendo usadas com criatividade por assessores de imprensa no Brasil para a adoção de formas de comunicação alternativas à grande imprensa. Um dos parâmetros das novas mídias é o contato direto com os públicos da instituição, sem a mediação dos veículos de comunicação de massa.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis