Questões Concurso IBRAM/DF

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso IBRAM/DF

#Questão 165362 - Comunicação Social, Rádio e TV, CESPE / CEBRASPE, 2009, IBRAM/DF, Analista de Atividades do Meio Ambiente

Considerando que o produto da atividade jornalística é geralmente materializado em textos, os quais resultam de diferentes técnicas de redação e recebem diferentes nomenclaturas de acordo com sua natureza e objetivos, julgue os itens de 78 a 83, acerca das características da linguagem usada em jornalismo.

Edição é a finalização do material jornalístico e que deve ser adequado às características do veículo no qual será veiculado (impresso, digital, eletrônico). Esse processo engloba hierarquização, seleção e angulação (enquadramento).

#Questão 165364 - Comunicação Social, Rádio e TV, CESPE / CEBRASPE, 2009, IBRAM/DF, Analista de Atividades do Meio Ambiente

No que concerne às teorias relativas à produção da notícia e seus efeitos, julgue os próximos itens.

O efeito da distorção involuntária, estudado no âmbito do processo de seleção de notícias (gatekeeping), decorre de fatores como a escassez de tempo para a apuração dos fatos e das rotinas produtivas de modo geral.

Sobre as relações entre jornalismo e assessoria de imprensa, julgue os próximos itens.

Para que a divulgação de uma informação estratégica para determinada organização seja bem sucedida, o assessor de imprensa deve estar atento aos prazos de cada veículo jornalístico, devendo mandar a informação com a maior antecedência possível para as redações que escolher, já que a antecipação é o principal aspecto a ser considerado para a inserção de notícias na mídia externa.

Sobre as relações entre jornalismo e assessoria de imprensa, julgue os próximos itens.

as informações produzidas por uma assessoria de imprensa não precisam ter o chamado gancho jornalístico, pois o que atrai o interesse dos jornalistas de mídias externas é a importância da instituição ou das fontes.

Considerando o texto acima, julgue os seguintes itens, relativos a assessoria de imprensa.

Tendo em vista a atual organização dos veículos jornalísticos no Brasil, uma entrevista-coletiva com o presidente de determinada organização deve ser marcada sempre para o final da tarde, independentemente dos veículos convidados.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis