Questões Concurso HUB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso HUB

Em cada um dos itens de 61 a 66, é apresentado um quadro clínico hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada. Uma criança com 5 anos de idade apresenta lesão eritematosa com bordas sobrelevadas e palidez central, pouco pruriginosas, localizadas principalmente no tronco e na face. Apresenta também edema na face e nas pálpebras sem sensação de parestesia. Não apresenta sinais de comprometimento respiratório. Os sintomas tiveram início há 18 horas e não evoluíram com piora. Nessa situação, as drogas de escolha para o paciente são adrenalina e antihistamínico H1. Caso não haja resposta, devem-se associar corticosteroides.

Em cada um dos itens de 61 a 66, é apresentado um quadro clínico hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada. Um paciente com 9 anos de idade, em uma consulta de rotina, queixou-se de prurido anal exacerbado e com piora à noite. O exame físico revelou a presença de lesões papulovesiculares eritematosas e pruriginosas nos espaços interdigitais, axilas, face extensora dos cotovelos e abdome. A mãe apresentava as mesmas lesões de pele. Exames realizados recentemente mostraram os seguintes resultados: exame parasitológico de fezes com cistos e trofozoítos de Giardia lamblia; hemograma evidencia diminuição da hemoglobina e do volume corpuscular médio e microcitose. Nessa situação, o hemograma do paciente é compatível com anemia por deficiência de ferro, que inicialmente cursa com declínio do ferro sérico e aumento da capacidade de ligação do ferro, seguido por diminuição da ferritina sérica.

Em cada um dos itens de 61 a 66, é apresentado um quadro clínico hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada. Um paciente de 11 anos de idade chegou ao pronto-socorro com crise convulsiva, acompanhado pela mãe que referiu que, há uma semana, a criança apresenta irritabilidade intercalada com hipoatividade, inapetência e choro sem causa aparente. Meia hora antes, apresentou hipertermia (39,7 ºC) e, logo depois, espasmos generalizados. Foi a primeira crise da criança. A mãe trouxe exame de urina do paciente que evidenciava 100.000 UFC/mL de um patógeno urinário único e 7 piócitos por campo e um leucograma com discreta leucocitose. Nessa situação, tratando-se de uma convulsão febril, a criança deve sair da consulta com prescrição de antitérmicos quando tiver febre e uso de benzodiazepínicos.

Em cada um dos itens de 61 a 66, é apresentado um quadro clínico hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada. Uma menina com 10 anos de idade, obesa, foi encaminhada para avaliação, a fim de receber orientações acerca de emagrecimento. Seu inquérito alimentar revelou consumo excessivo de doces, massas, sucos e refrigerantes. Não faz atividade física regular, pois a família não tem tempo para levá-la para as aulas. Na escola, é uma criança introspectiva, sem muitos amigos e ultimamente não quer frequentar as aulas. Seu exame físico revela acantose cervical e axilar e aumento generalizado de tecido celular subcutâneo. Os exames laboratoriais apresentaram glicemia de jejum de 113 mg/dL, colesterol total de 201 mg/dL, HDL de 32 mg/dL, LDL de 161 mg/dL e VLDL de 8 mg/dL e triglicérides de 80 mg/dL, teste oral de tolerância à glicose com glicemia de jejum de 108 mg/dL e, após 120 minutos, de 141 mg/dL. Nessa situação, além da reorientação nutricional e atividade física, devem ser prescritos metformina e fármacos hipolipidemiantes, com vistas a evitar síndrome metabólica e reduzir o risco cardiovascular.

Em cada um dos itens de 61 a 66, é apresentado um quadro clínico hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada. Uma paciente de 5 anos de idade deu entrada ao prontosocorro. A mãe referiu que a filha apresenta emagrecimento nos últimos dois meses, poliúria, polidipsia e polifagia. Hoje, teve queda do estado geral, com sonolência excessiva. No exame físico, a paciente encontrava-se magra, desidratada ++/4+ e com respiração acidótica (Kussmaul). Os exames laboratoriais apresentaram glicemia de 512 mg/dL, acidose metabólica (pH 7,2 e bicarbonato = 12 mEq/L), cetonúria positiva (+++) e potássio de 4,5mEq/L. A principal suspeita diagnóstica foi de diabetes melito, e os quadros clínico e laboratorial foram compatíveis com cetoacidose diabética. Nessa situação, a terapêutica mais indicada é hidratação rápida, insulinoterapia em doses baixas e oferta precoce de potássio.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis