Questões Concurso HUB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso HUB

Em cada um dos itens a seguir, é apresentado um caso clínico hipotético relativo às doenças do recém-nascido e do lactente, seguido de uma assertiva a ser julgada. Um paciente de 1 mês de vida apresenta tosse, frequência respiratória de 64 incursões por minuto, tiragem subcostal e febre. Nesse caso, o quadro clínico é compatível com pneumonia e, por ser de origem comunitária, o tratamento pode ser realizado no ambulatório, devendo a criança ser reavaliada nas primeiras 48 horas de antibioticoterapia.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentado um caso clínico hipotético relativo às doenças do recém-nascido e do lactente, seguido de uma assertiva a ser julgada. Um recém-nascido (RN) com idade gestacional de 38 semanas, pesando 3.420 g e medindo 50 cm, cuja mãe é primigesta e não realizou consultas de pré-natal, apresentou icterícia clínica com 6 horas de vida. No 3.º dia de vida, o valor sérico de bilirrubina indireta era de 19 mg/dL, que persistiu elevada até 14 dias de vida. Nesse caso, a tipagem sanguínea da mãe e do RN e também Coombs direto do RN devem ser realizados, pois o quadro clínico descrito é compatível com doença hemolítica por incompatibilidade ABO.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentado um caso clínico hipotético relativo às doenças do recém-nascido e do lactente, seguido de uma assertiva a ser julgada. Um paciente de 4 meses de vida apresenta quadro de cianose desde o nascimento e com piora progressiva. Apresenta taquipneia e piora da cianose durante o choro, levando à palidez, e algumas vezes apresenta síncope (crises de hipóxia). O raio X de tórax mostra o coração em formato de tamanco holandês, em consequência da estenose pulmonar infundibular com hipertrofia ventricular direita; o ECG mostra desvio do eixo para a direita por hipertrofia ventricular direita, e o ecocardiograma descreve a cardiopatia como uma tetralogia de Fallot. Nesse caso, a presença de estenose pulmonar, comunicação interventricular perimembranosa subaórtica, cavalgamento da aorta e hipertrofia ventricular direita confirmam tal diagnóstico.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentado um caso clínico hipotético relativo às doenças do recém-nascido e do lactente, seguido de uma assertiva a ser julgada. Um paciente de 10 meses de idade, previamente hígido, foi levado ao pronto-socorro por apresentar eliminação de sangue pelo reto com aspecto de geleia de framboesa e distensão abdominal. A mãe informou que o filho chorava muito e apresentava alguns episódios de cólicas abdominais que, nas últimas horas, se tornaram mais frequentes. Nesse caso, o quadro clínico é compatível com invaginação intestinal e, caso não seja tratada, a criança apresentará aumento de distensão abdominal e sinais de obstrução intestinal.

Com relação à alimentação no 1.º ano de vida, julgue os itens seguintes. Considere que uma jovem mãe vá ao ambulatório de pediatria e solicite orientações acerca da alimentação e dos cuidados para com o seu filho, que atualmente está com 6 meses de idade e até agora está em aleitamento materno exclusivo, e receba as seguintes informações: a criança deve manter leite materno, iniciar a alimentação complementar com 2 papas de frutas, 1 papa salgada e água nos intervalos; as carnes, o ovo e os miúdos de frango ou boi podem ser usados na papa salgada. Nessa situação, a orientação recebida pela mãe está correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis