Listagem de Questões Concurso HUB
A vigilância em saúde tem sido definida como coleta contínua e sistemática, análise, interpretação e disseminação de dados relativos a eventos de saúde para uso na ação da saúde pública, com os objetivos de reduzir a morbidade e a mortalidade e de melhorar a saúde. Dessa forma, as atividades pertinentes à vigilância em saúde são atividades essenciais das instituições de saúde pública do Brasil.
No que se refere à vigilância de saúde no Brasil, julgue os próximos itens.
Considere o seguinte estudo.
Objetivo: comparar o percentual de cura de dois tratamentos da malária por P. vivax: tratamento A (medicamento novo, ainda não comercializado) e tratamento B (esquema convencional). Método: estudo prospectivo, analítico, aberto e aleatorizado (randomizado). Os pesquisadores selecionaram pacientes ambulatoriais adultos, com malária P. vivax, sem outras doenças relevantes, e sortearam quem receberia cada um dos esquemas terapêuticos. A administração de todas as doses dos medicamentos durante o tratamento foi supervisionada. O acompanhamento após o tratamento ocorreu mensalmente durante 6 meses ou por demanda espontânea do paciente com a realização de lâminas para verificação de cura. Resultados: todos os pacientes cumpriram o protocolo estabelecido no estudo e não houve perdas durante o acompanhamento. Os resultados encontrados foram os seguintes: 36 dos 100 pacientes recebendo o tratamento A tiveram recaídas durante os 6 meses, e entre os demais (tratamento B), 40 dos 100 tiveram recaídas nesse período.
A respeito do estudo apresentado, julgue os itens a seguir.
Com relação aos critérios de algumas patologias, julgue os itens subsequentes. Os sinais e os sintomas clínicos da febre reumática surgem em média após uma a três semanas da infecção estreptocócica da orofaringe. Fazem parte dos critérios menores de Jones (modificados em 1992) febre, artralgia, provas reumáticas de fase aguda elevadas (VHS e PCR) e prolongamento do espaço P-R.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}